Como apenas sabia essa receita e queria agradar minha mãe logo na hora do café da manhã, no dia das mães e no aniversário, acordava cedo para fazer a tal torta.
Definitivamente ser mãe é padecer no paraíso. A minha, que nem comia pela manhã, era obrigada a adoçar a boca logo cedo com torta em comemoração ao dia que seria especial para ela.
Para mim, a expressão do rosto dela ao dar a primeira garfada diria a importância do presente. E como toda mãe, sempre dizia que a minha torta estava maravilhosa, abria um sorriso e agradecia como se estivesse ganhando uma jóia de presente.
E foi com essa torta que eu comecei a brincar, desde criança, na cozinha.
Na última segunda-feira fiz, a pedido de minha mãe, essa torta para servir em um jantar que estava oferecendo a amigos. E não é que eu acertei na mão!
Então vai aí a receita para vocês também testarem.
Unte a forma. Abra a massa em uma forma dessas de desmontar e fure com um garfo.
Coloque para assar por aproximadamente 15 a 20 minutos em forno médio. Quando a massa estiver "ensaiando" ficar corada, retire do forno e reserve.
Comece a fazer o recheio após retirar a massa do forno. Assim você fará tudo no tempo certo de esfriar um pouco para colocá-lo na forma.
Para fazer o recheio, misture uma lata de leite condensado com o suco de um limão grande ou de dois pequenos. Tem que misturar muito, de preferência com um garfo. Só pare quando estiver uma mistura mais dura que a textura do leite condensado. Se sua forma for profunda, fará o recheio com duas latas de leite condensado e o suco de dois limões grandes ou de quatro pequenos.
Bata três clara em neve para fazer o suspiro. Para cada clara, acrescente, aos poucos, na batedeira, duas colheres (das de sopa) de açúcar. O ponto de suspiro é aquele que fica bem firme, quando você levanta a batedeira e não escorre.
Vá fazendo bolas dessa clara em neve com a espátula e montando por cima do recheio que você já colocou na forma.
Com um garfo, puxe a clara com movimentos leves para cima até formar essas pequenas ondas.
Leve ao forno e deixe até ficar um suspiro dourado.
Essa é receita nível 2 (Informação para Ciça e Lu Solino - ainda não descobri como colocar as panelinhas).
Vocês podem usar a mesma receita da massa para fazer mini tortas, em formas pequenas (nesse caso, unte a forma com óleo). O resultado fica lindo! Aqui abaixo estou postando para vocês duas tortinhas que a Fernanda fez com sobras de massa enquanto eu fazia essa grande. Ela aproveitou um restinho de cada coisa e fez a de limão e outra com ganache de chocolate. Ficam super charmosas se quiserem impressionar em um jantar com mais cerimônia.
Viva la dolce vita!
Adriana Lafetá
Adorei Sis! voce ta arrasando! e a torta ficou uma delicia....
ResponderExcluirEsse blog só tem um problema: VOU ENGORDAR!
rsrsrrs
Estou pensando em algumas novas receitas lights para a próxima semana! rsrs...
ResponderExcluir2 panelinas só porque tem que tirar a torta da forma, rsrsrs!!!!
ResponderExcluirVou fazer. A.MO torta de limão, amo!
E quero receitas veggies, hehe.
Me conte o resultado, prima! Mas tenho certeza que você vai acertar tudo! ;-)
ResponderExcluir