Um dos maiores equívocos que cometemos, na minha opinião, é servir diversos petiscos aos nossos convidados antes das refeições.
O que chamamos couvert, servido nos restaurantes (pão, pastas, azeitonas, queijos, etc) têm a função de tomar o tempo do cliente enquanto faz sua escolha no cardápio e espera a preparação do prato.
Em casa, costumamos servir muitos petiscos antes do preparo das refeições e gastamos tempo com longos bate-papos e muitas garrafas de vinho.
Em minha casa isso acontece muito.
E aí vem o problema. Na hora de servir não há mais fome ou vontade de comer o tão esperado prato.
Assim, o trabalho todo perde um pouco o valor e nossos convidados degustam a comida que fizemos com um menos apreciação do que se estivessem com mais apetite.
Desta vez, ao receber duas amigas, Liliana e Talita, na última sexta-feira em minha casa, pensei bem nisso e resolvi fazer petiscos leves e em menor quantidade. E a experiência foi ótima!
O primeiro deles, que fiz rapidamente, foi baseado naquele queijo com chimichurri. Porém, eu usei o queijo tipo cottage, azeite e esse temperinho colorido. Virou uma pasta deliciosa que comemos com grissinis (palitos de pão).
Eu comprei um tipo que é integral e com sabores. Há as opções de ervas, queijos, tomate seco, mas qualquer um, até o original fica perfeito para servir de maneira informal e deixar os convidados bem à vontade para passar o pãozinho no patê antes de degustá-lo.
É muito simples, não demanda tanto tempo e fica super charmoso quando servimos.
Corte o tomate cereja ao meio, pique pequenos pedaço de queijo (há quem prefira usar a mussarela de búfala, mas eu sou adepta ao queijo minas, pois considero-o mais salgado e saboroso) e separe folhas de manjericão.
Pegue palitos e vá montando os espetinhos com um lado do tomate, uma folhinha de manjericão, um pedaço de queijo, outra folhinha de manjericão e o segundo lado do tomatinho. Pronto! O espetinho está finalizado! Faça quantos considerar necessários.
Sugiro um cálculo de cinco a sete espetinhos por pessoa.
Para montar o petisco, peguem um tomate grande ou, no meu caso que não tinha esse tomate, um limão, partam ao meio, e utilizem-no para fincar os espetinhos.
Usem creme de balsâmico para decorar o fundo do prato e apresentem essa delícia super leve de maneira bem charmosa. Aqui em casa foi um sucesso!
Para acompanhar esses petiscos, em um dia quente, nada melhor que um rosé geladinho. Esse aí que tomamos é um Bordeaux Rosé Chateau Tour Du Foussat 2008. Um vinho rosé frutado, com sabor bem equilibrado. Pertence a categoria l'appellation Bordeaux controlee. Acompanha perfeitamente, também, embutidos, carnes brancas e é muito indicado para ser apreciado com aperitivos. Deve ser consumido de preferencia com a temperatura entre 10 e 12 graus.
Informações comerciais:
Produtor: Chateau Tour Du Foussat
País: França
Região: Bordeaux
Teor alcoólico: 12,5%
Preço médio R$36,00
Receber em casa é uma mistura de prazer e arte.
Devemos deixar nossos convidados à vontade e felizes por estar ali.
É assim que tento sempre agir com minhas visitas.
Cozinhando com carinho e recebendo todos com muito prazer.
Ótimo dia para vocês!
Delícia de almoço em todos os sentidos... cia, conversas, vinho, petiscos, aroma das frutas vermelhas...... melhor impossível! Bjos, Liliana
ResponderExcluirObrigada Lili! Foi um enorme prazer!
ResponderExcluirAaaaaamei ambos os petiscos! Leves, bonitos e "nhamis"!
ResponderExcluirAh, faceis de fazer! hehe
ResponderExcluirDri, adorando seu texto, viu!
Que bom, Prima! Considerando que você também já foi uma excelente blogueira, fico muito lisonjeada! Estou esperando é dona Luciana que me prometeu uma coluna! rsrs... Beijos!
ResponderExcluirTô amando suas dicas! Ainda mais que você alia praticidade à beleza do prato! Afinal, começamos a refeição pelos olhos, não é mesmo? À medida que fizer, te conto o resultado!
ResponderExcluirConte mesmo Claudinha! E como você também vem de uma família de super cozinheiros (sei bem o tempero maravilhoso da sua mãe!) Pode mandar dicas para nós aqui também!
ResponderExcluir