domingo, 21 de setembro de 2014

Croque Monsieur

Minha vontade de viajar está tão latente que hoje acordei com o sabor de Paris em minha boca! Ai que vontade de comer um Croque Monsieur! Um sanduíche típico, que se encontra por lá em qualquer esquina e que é divino. Se servido com salada, é tido por um belo almoço, se com café, um lanche. Além dele há a versão Croque Madame, que vem com ovo. Enfim... meu desejo foi realizado! Corri ao supermercado e comprei o que precisava. 
Croque Monsieur é um tipo de misto quente, só que de forno e com molho bechamel. Ao invés de nossa tradicional muçarela, usa-se queijo tipo suíço, Gruyère. Busquei no site do GNT uma receita do Chef Claude Troisgros que não tem erro.
Comece preparando o molho bechamel. Derreta 30g de manteiga em uma panela e acrescente 30g de farinha de trigo (cerca de 1/3 xícara).  Deixe cozinhar por cinco minutos, misturando bem e sem parar. Adicione 375ml de leite quente (fervendo!) e cozinhe mexendo com um fuê até engrossar. Tempere com sal, pimenta-do-reino a gosto e noz moscada. Cuidado com o sal!, pois entrará uma bela quantidade de queijo ainda... Numa frigideira, toste o pão de forma de um só lado. No lado que estiver mais branco, passe o molho bechamel. Coloque uma fatia de presunto cozido e uma fatia de queijo Gruyère, mais molho por cima e tampe com a outra fatia de pão de forma. Cubra o sanduíche com o molho bechamel e bastante queijo suíço ralado. Deixe gratinar no forno a 180ºC por dez a quinze minutos, até ficar douradinho. Depois disso, o croque estará pronto para ser servido. 
O vídeo dessa "marravilha" está no site de receitas do GNT.
A parte boa é poder variar o misto quente com um toque diferente e bemmm saboroso. Vale a pena experimentar.
Bon appétit!  

5 comentários:

  1. Ai Dri! Que bom que voltou. Estava com saudades de suas receitas! Beijos. Ju

    ResponderExcluir
  2. Amoooo Croque Monsieur!

    ResponderExcluir
  3. Hummm Dri, que delícia deve ser isso. Nunca fui a Paris, mas me deu água na boca. saudades de você. bj. Carol

    ResponderExcluir
  4. Que bom que tem voltou com receita nova. Achei que tivesse desistido. Fez falta nos últimos meses com suas delicias! Pior que eu falo, mas não faço nada. Gosto mesmo é de ver e ler seu blog! Beijão, Drica!

    ResponderExcluir