sábado, 8 de fevereiro de 2014

Harussame com frango tai


Hoje teve Harussame com frango tai no almoço! Hummm... Ficou tão bom, mais tão bom, que nem eu acreditei quando experimentei a minha nova invenção!
Confesso que fui à mercearia japonesa hoje procurar o tal macarrão konnyaku, sem glúten e carboidrato. Não tinha. Então comprei o harussame, que não contém glúten também, mas possui um bocadinho de carboidrato, mas é bem pouquinho. E baixa caloria também, o que é ótimo!
Cheguei em casa e cortei em cubos 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo, 1 cebola roxa, 1 cebola comum e 2 cenouras em rodelas grosseiras. Cortei em cubos também 500g de peito de frango de deixei em água corrente por uns 15 minutos para tirar aquele ranço (aprendi isso com a Martinha lá na casa da mamãe!).
Em uma panela grande derreti 1 colher de sopa de manteiga junto com 1 colher de sopa de azeite. Joguei as cebolas e deixei lá. Em outra panela, menor, em fogo médio, 225 ml de vinagre de vinho, 210 g de açúcar, 1 colher  de chá de sal, 1 folha de louro, 1 pitada generosa de pimenta do reino moída e o suco de 1 laranja. 
Voltando à panela da cebola, adicionei o frango em cubos (que deve ser levemente secado em papel toalha), os pimentões e o suco de mais 1 laranja, 1 pitada generosa de sal e de pimenta do reino moída na hora. Cheiro verde (salsinha e cebolinha picadinhas) para finalizar.
Quando o molho que estava na outra panela levantou fervura, joguei na panela grande. misturei tudo. Acrescentei folhinhas de tomilho (sem o caule), aproximadamente 1 colher de chá e mais 1 colher de chá de colorau. Deixei reduzindo aquele caldo por aproximadamente 45 minutos. Então pense no cálculo do tempo. Pois para fazer o Harussame é preciso deixa-lo por 15 minutos em água a temperatura ambiente e depois 1 minuto em água fervendo. Coe o Harussame, confira o sal e a pimenta do reino no frango com legumes e misture tudo. Sirva imediatamente e prepare-se para um sabor meio agridoce e divino!
Bon appétit!

*Curiosidade! O harussam é um macarrão de feijão verde, não contém glúten e sacia da mesma forma que uma massa comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário