domingo, 8 de setembro de 2013

Pasta con crema di pesce

O título em italiano é apenas para trazer um certo "charme" ao post de hoje. Afinal, experimentei uma massa italiana autêntica que minha mãe trouxe em uma de suas viagens. Uma "pasta"num formato diferente, muito interessante, colorida e após cozida, de textura incrível! Mas é claro que todos nós podemos comprar nos supermercados atuais massa italianas importadas sem muita dificuldade.
Há uns seis meses, quando meu pai veio para Belo Horizonte ficar comigo e minha irmã, comecei uma pesquisa profunda sobre caldos e cremes fortificantes para pessoas com dificuldade de mastigação. Foi numa dessas buscas que encontrei uma "papinha" de peixe. Esses bichinhos ricos em ômegas 3, 6 e cálcio. Para a receita do creme o cação é uma ótima opção por não ter espinhas.
Eu pensei num creme gostoso para essa massa mas queria variar. Nada de carnes, frutos do mar, molho vermelho, etc. Queria algo que fosse bem diferente do que faço de costume. Resolvi então experimentar misturar essa papinha (crema) de peixe acrescida de creme de leite. O resultado foi sensacional! Ainda grelhei alguns filés de salmão e robalo em manteiga composta de ervas que tinham no freezer para quem quisesse acompanhar a massa. Fiquei orgulhosa da idéia, pois agradou, inclusive a chef de cozinha mais exigente que conheço! A mana, Fernanda Lafetá, elogiou!

Mas vamos ao que interessa! A receita! Como sempre, já vá aquecendo a água que utilizará para cozinhar a massa, assim sai tudo junto. Para começar triture no processador 1kg de peixe limpo. Em uma panela aqueça 1/2 xícara (chá) de azeite e frite ali o peixe mexendo até ficar bem soltinho. Adicione 3 dentes de alho esmagado e 1/2 cebola ralada. Mexa mais um pouco. Acrescente 1 tablete de caldo de peixe. Desmanche 1 colher (chá) de colorau em 1/2 xícara de água fervente e junte à mistura que está na panela. Dê seu toque pessoal com 1 pitada de pimenta-do-reino e confira o sal. Para finalizar, 2 caixinhas de creme de leite. Mexa por 1 minuto, apague o fogo e continue misturando o creme por mais um tempinho até que fique bem homogêneo.

A receita é bem rápida. E para facilitar na hora de cozinhar, não esqueça aquelas dicas da Fefe: faça o mise en place. Enquanto a receita do creme desenvolve-se é possível já grelhar as postas de peixe que acompanharão o prato e cozinhar a massa. 
O creme de peixe tem coloração clara e não briga com a imagem das massas coloridas. Sendo assim, o prato, além de saboroso, fica lindo! Experimente!
Bon appétit!

2 comentários:

  1. Ai Drica! Essa eu vou fazer também. Muito fácil! Beijos. Ju

    ResponderExcluir