terça-feira, 9 de abril de 2013

Dicas da Fefe: Como desfiar carne de sol em poucos minutos

Foto fonte: http://www.mirantte.com.br/
A dica da Fefe de hoje é para descomplicar a vida na hora de desfiar a carne seca. Mas antes de ensinar, vou trazer aqui uma curiosidade sobre as pequenas diferenças existentes entre a carne seca, a carne de sol e o carque.
Para a carne de sol: a principal delas é que a carne seca, como diz o nome, é menos úmida e mais salgada que a carne de sol. Já a carne de sol representa os cortes do traseiro do boi, que são salgados e deixados para secar em um lugar coberto e bem arejado por cerca de duas ou três horas, procedimento um pouco contraditório ao nome... Esse preparo exige baixa umidade do ar, e essa é uma das razões para que o sertão nordestino seja um ótimo lugar para para a prática, daí a tradição do local. A salga da carne de sol é bem mais leve que a do charque ou carne-seca. Seu prazo para consumo não deve passar de uma semana após sua cura. Outros nomes como ela é conhecida são. A carne-seca também conhecida como charque, passa por um salga bem mais forte que a carne-de-sol, seu processo é muito semelhante, pois é levada ao vento e sol para secar ou passa por estufas apropriadas, fazendo com que sua atividade acquosa chegue no máximo a 10% . Também necessita passar por várias trocas de água para chegar ao ponto certo de cocção, porém grande parte de seus nutrientes se perdem. Seu uso é mais comum na região Nordeste onde é conhecida pelo nome de “carne-do-ceará”, ou simplesmente “jabá.” Seu maior uso é para o preparo da feijoada.O charque se trata de carne de vaca, onde é cortada em “mantas” e logo em seguida é salgada, a seco ou em salmoura. O estado que mais a consome no Brasil é o Rio Grande do Sul, onde é feita na forma do famoso Arroz-Carreteiro, prato emblemático da cozinha dos Pampas.

Foto: Panelaterapia
E afinal, como desfiar carne de sol em poucos minutos? É extremamente simples! Basta cozinhar a carne de sol na panela de pressão por 40 minutos. 
Após cozida, aprovente para fortalecer os músculos e sacuda a panela sem a água da cocção por 40 segundos a 1 minuto
Após abrir a panela a carne estará toda desfiada!
Xô garfo e horas desfiando a carne seca ! Agora com algumas sacudidas seu trabalho será concluído bem mais rapidinho!
Bon appétit!


6 comentários:

  1. Sempre tive dúvidas sobre panela de pressao: qual a quantidade certa de água, tem que cobrir a carne??

    ResponderExcluir
  2. Kelly, o ideal é cobrir a carne sim e colocar um pouco mais. 40 minutos depois de dar pressao e ela desfia rapidinho
    com frango a mesma coisa ta?
    bjos

    ResponderExcluir
  3. depis desse prosseso a carne nao vai ficar umida?

    ResponderExcluir