domingo, 18 de novembro de 2012

Roteiro Gastronômico na Tailândia


A Tailândia é um paraíso para os amantes da boa cozinha. Todo o país é um território de aromas e sabores que cativam aos mais exigentes dos goumerts. A riqueza de ingredientes, a criatividade gastronômica, delicadeza na apresentação e a boa qualidade dos adereços. Tudo isso faz da cozinha tailandesa uma das mais exóticas e ricas de todo o oriente. A base da gastronomia são os molhos preparados com pimentas, massa de caranguejo, alho e especiarias. Alguns desempenham um papel específico, como por exemplo, o molho de peixe (nam pla), que em muitos pratos substitui o sal.  Outros são utilizados para ressaltar sabores, como o molho de ostras fermentadas, ou para equilibrar os sabores, como a que incorpora o leite de coco. O arroz é um dos ingredientes que nunca falta. Preparado de diversas formas: fervido, frito ou na sopa. Na zona do norte o arroz é mais gelatinoso e se conhece como o "arroz pegajoso". O café da manhã tipicamente thai, conhecido como khowtom de clara influência chinesa, é muito consistente. Geralmente se compõe de arroz com frango, porco, camarões e alho, acompanhado de um ovo frito e pepinos em conserva. Com este desjejum o café não é necessário para despertar o corpo. 

Mas não é motivo para alarmar-se já que na maioria dos hotéis se costuma servir o desjejum ao estilo americano. Na hora de almoçar a comida é mais leve e geralmente consiste em só um prato de arroz frito, talharins, algum sanduíche frio ou verdura. A refeição mais importante do dia é o jantar. Nela concentram-se em quantidade, variedade e sabor dos melhores pratos tailandeses. Geralmente é composto de arroz, sopa, peixe ou frango, preparado de diversas formas, saladas, hortaliças, molho, sobremesa ou fruta. Prove o Khao Mangal, um frango cozido ao vapor acompanhado de gengibre. Recomenda-se o sukijakithai, uma especialidade thai a base de diversas classes de carne e peixe, empanado em ovo e acompanhado de verduras e massa feita com farinha de arroz. Todos os ingredientes são preparam e cozinhados numa panela à vista dos comensais. 

Se prefere algo mais picante o Neuayum, uma mescla condimentada de carne moída com salada. Geralmente é acompanhada de Pad Thai, macarrão cabelo de anjo fritos com brotos de sementes. Pratos preparados com curry existem para todos os paladares, tente o Kaeng Kari Kai; um frango com curry muito suave ao estilo indiano ou, o Kaeng Kainaw Kai, preparado com bambu. Para bocas mais fortes o Kaeng Phet Kai; um curry thai muito picante com frango. Nos numerosos portos de rua poderá degustar o Salapau, pãezinhos de levedura recheados de carne de porco ou o Khanon Djieb recheados de lagosta. Estes últimos se molham num molho de soja antes de levar à boca. Na região do norte preparam o Larp, muito característico, feito a base de fígado, porco ou pato e hortaliças. Os pratos de lá costumam ser preparados de maneira mais suave e menos elaborada, enquanto que a cozinha da região sul, tem sua base nos peixes e nos frutos do mar e é mais picante.

Para terminar, uma boa sobremesa: o Kanon. Prove o Kluay Buat Chii, banana com leite de coco, o Sangka yaa, natilhas de coco ou o Maw Kaeng, natilhas preparadas a base de ovo. E se ainda pode, uma boa fruta. Não terá nenhum problema para escolher, já que a variedade é enorme.  Ademais dos ricos sabores, surpreenderá a delicadeza e a arte com que apresentam a maioria dos pratos. É comum encontrar influências da culinária mundial. A mais comum é a chinesa, mas também existem restaurantes que servem comida própria de Filipinas, Índia, Coréia, Malásia e também ocidental.

A Speed System preparou um roteiro de 8 dias para aqueles que quiserem desfrutar as delícias orientais daquele paraíso chamado Tailandia. O Pacote inclui Passagem aérea internacional, em classe econômica, traslado aeroporto / hotel, hospedagem na categoria de hotel escolhida, com café da manhã, aulas de culinária ministradas em inglês, tours, almoços e jantares, passagem aérea – trecho doméstico e seguro viagem. Confira!

Dia 1 – Chegada em Bangkok - Transfer para hotel.
Jantar no restaurante Sala Rim Naan. Culinária tailandesa com dança clássica. 
Dia 2 – Bangkok 
Após café da manhã, saída para city tour. (Pak Klong Talad, Tuk Tuk, Grand Palace). Almoço no Supatra River House. Tour a Thonburi Klong. Jantar em China Town – comida de rua!

Dia 03 – Bangkok 
Tailândia rústica – produção do famoso Palm Sugar, Mercado flutuante Damonein Saduak, passeio de barco. Almoço em restaurante a beira rio. Jantar no restaurante Bo.Ian – autêntica comida tailandesa “slow food” com toques minimalistas e apresentação criativas. 
Dia 4 – Bangkok 
Após café da manhã, aula de culinária na escola Blue Elephant com visita ao mercado Bang Rak para conhecer ingredientes locais. Tarde livre.  Jantar no Vertigo – restaurante grill ao ar livre na cobertura do prédio, com privilegiada vista de Bangkok. 
Dia 5 – Bangkok / Phuket 
Após café da manhã, transfer para aeroporto e embarque para Phuket. 
Dia livre em Phuket. 
Dia 6 – Phuket 
Após café da manhã, saída para city tour. Almoço no restaurante Raya. Tarde livre. Jantar em restaurante local de frutos do mar.



Dia 7 – Phuket
Após café da manhã, aula na Phuket Thai Cookery School – incluindo receitas de pratos indígenas da cultura do sul da Tailândia. Tempo livre. Jantar no Baan Rim Pa – culinária tailandesa clássica


Dia 8 – Phuket
Manhã livre. 
De 12:00h as 21:00h – Passeio de canoa Starlight John Gray Sea com almoço e jantar inclusos. 
Dia 9 – Phuket / Brasil 
Após café da manhã, transfer para aeroporto para embarque de volta. 

Informações e reservas: Renata Azevedo 
E mail: renata@speedsystem.com.br 
Telefone: (31) 3298.1000 - Celular: (31) 9958.0628
R. Marília de Dirceu 173 - Lourdes. Belo Horizonte / MG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário