terça-feira, 6 de novembro de 2012

Domaine des Pomples

Há tempos não trago um bom vinho aqui no blog. Mas o de hoje é especial para esses dias quentes que estamos experimentando. Domaine des Pomples é um vinho rosé, perfeito para ser servido à temperatura de 8° a 10° como aperitivo. Medalha dourada no Concours des Grands Vins de France Macon 2007 e medalha prateada no Concours des Grands Vins de France Macon 2008 e 2009.

Nariz delicado com notas de fruta e minerais. Na boca ataque franco, muita fruta no final de boca e uma bela persistência. Vinho rosé típico da denominação, de grande elegância. 
O DOMAINE DES POMPLES cujo nome vem da Gens Pompilia (de Xuma Pompilius, segundo rei de Roma) é situado no município de Cabasse, perto da Via Aurélia, ao sul da Abadia do Thoronet e pertence à família BRISSY desde o inicio do século 19. Oriundos de uma vinificação em “saignée” (sangria) com controle permanente das temperaturas, os vinhos rosés do DOMAINE DES POMPLES, são elaborados seguindo um caderno de encargos estabelecido pela empresa «Les Vins BRÉBAN», que detém a exclusividade da distribuição dos vinhos da propriedade. O vinhedo de 25 ha. está implantado no maciço jurássico norte, no seio de uma colina com fundo permeável aterrado por uma formação coluvial pedregosa e de matriz argilosa vermelha. Ele está num planalto pedregoso, numa altitude de 300 metros e é cercado por florestas formadas de uma grande variedade de essências mediterrâneas, com condições geológicas e micro-climáticas particularmente favoráveis.*

Tivemos o prazer de degustar esse vinho por algumas vezes. A última foi quando fizemos a paella. Uma excelente pedida!

*Fonte: http://www.vinhosdeprovence.com.br/

2 comentários:

  1. Adriana, eu salientaria o fato deste rosé ser um "rosé da Provence"...o que o torna especialíssimo, porque existem rosés, rosés franceses, como por exemplo os belíssimos de Tavel e rosés da Provence...que são uma categoria a parte, incomparáveis!!!...
    Muito bacana seu blog!
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Camila. Esse foi um vinho realmente muito especial que tive o prazer de experimentar. Seja sempre bem vinda ao blog!

      Excluir