domingo, 11 de novembro de 2012

Compota de jabuticaba

Em épocas de jabuticabas aproveitamos para voltar à infância, ficar ao pé da árvore e nos esbaldar chupando essa fruta adocicada e deliciosa. Esse semana, quando fui ao sítio e o pé estava repleto de frutas não resisti e catei várias para fazer doce. A compota feita com cascas de jabuticaba é tão simples que vale a pena, mesmo àqueles que não têm muito jeito na cozinha experimentar.
Para começar, lave bem as jabuticabas, esprema uma por uma apertando bem. A medida que utilizei para fazer essa compota foi de 3 xícaras (das de chá) de cascas.

Fervi uma água enquanto espremia as frutas e assim que tive a medida certa joguei em uma panela com essa água fervente e escorri. Isso para fazer uma segunda limpeza das cascas. Depois retornei com elas para panela e as cobri com mais água quente e deixei por 30 minutos fervendo. Novamente escorri a água e voltei com tudo para de volta para o fogo adicionando mais água fervente para cobri-las e 500g de açúcar de confeiteiro (aquele glaçúcar), mas pode-se utilizar açúcar refinado também. Deixei por mais trinta minutos fervendo e pronto! A calda fica um pouco rala. Armazenei em vidros muito bem limpos e com tampas e levei à geladeira. Fiz à noite, então quando fui verificar o resultado pela manhã me deparei com essa maravilhosa compota. Doce, mas na medida certa! Perfeito para servir com sorvete de creme, flans, bolos ou pudim.
Se for servir com sorvete, aproveite e coloque um raminho de hortelã para dar um charme e jogue a calda por cima dele. A sobremesa é realmente dos deuses! Garanto que vale a pena experimentar!
Bon appétit!

6 comentários:

  1. Me surpeendi com essa receita pois é feita somente com a casca, podendo aproveitar a fruta, que eu adooooro...rs...
    Com certeza vou experimentar.

    ResponderExcluir
  2. Experimente mesmo! E me conte aqui o resultado! Tenho certeza que adorará! :o)

    ResponderExcluir
  3. ganhei umas jabuticabas e não sabia como utiliza-las, com essa dica irei fazer, espero que fique bem . valeuu!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Que ótimo! Essa receita é uma delícia mesmo! ;o)

      Excluir