quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Chocotone Trufado

No mesmo domingo que fiz a receita do panetone (clique aqui para conferir), também me aventurei, junto com minha mana, fazer chocotones e chocotones trufados. Caramba! Sucesso absoluto por onde foi degustado. Pelos meus colegas de trabalho e alunos da escola de cozinheiro do SENAC, onde minha irmã está estudando, foi unânime a aprovação da receita.
Para fazer os chocotones, seja normal ou trufado, a massa é a mesma do tracional, com a diferença de trocar as frutas cristalizadas por gotas de chocolate. Eu sugiro manter as nozes e amêndoas pois o "croc-croc" como diz minha amiga Laurinha, faz toda diferença! Se vamos substituir 250g de frutas e 150 de passas, então pode incluir 400g de gotas de chocolate à massa sem medo de ser feliz! A massa da trufa que recheará o panetone deve ser feita derretendo em banho maria 500g de chocolate ao leite. Em outra panela ferva 250 ml de creme de leite fresco. Assim levantar fervura desligue o fogo e misture ao chocolate que já estará bem lisinho. Acrescente1 colher (de sopa) de rum e mexa bastante. Leve à legadeira por algumas horas para tomar consistência.
O tempo de forno é o mesmo da receita tracidional de panetone. Para trufar, basta fazer três cortes em forma de "x" no chocotone com uma faca e inserir a massa de trufa com um saco de confeiteiro. No youtube tem vários vídeos ensinando trufar o chocotone, mas as imagens não estão lá essas coisas. No vídeo que posto abaixo, há um cozinheiro ensinando uma receita um pouco diferente da da minha, de panetone, mas o que interessa é a partir de 6'50'' (seis minutos e cinquenta segundos) de vídeo. A partir daí ele ensina trufar. E foi exatamente assim que fizemos em casa. Dirvirtam-se e bon appétit!



Nenhum comentário:

Postar um comentário