segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Paella

Hoje estou trazendo aqui para vocês a paella, o prato mais famoso e tradicional da culinária espanhola. Sofisticado por sua apresentação e de ponto delicado. Existem três tipos de paella: a Valenciana, que na verdade é a original e, ao contrário do que muitos pensam, não leva peixes nem frutos do mar. É feita com frango, coelho, às vezes escargots, e muitas verduras como alcachofras, ervilhas, vagens, tomates, pimentões, azeite extra-virgem de oliva e açafrão. A Marinera, nossa conhecida Paella de frutos do mar, desenvolvida mais tarde pelos espanhóis, elaborada com camarões, lulas, mexilhões, vongoles sempre com açafrão e azeite de oliva. E a Paella mista, muito popular na Costa Brava (Catalunha) e se faz com frango, porco, lulas, camarões, vongoles, mexilhões, ervilhas ou vagens, pimentões com azeite de oliva e açafrão. Além desses 3 tipos básicos, toda região e todo cozinheiro tem sua própria receita de acordo com os produtos disponíveis no local. Aqui trago a vocês a que costumamos fazer em nossa casa e que a minha irmã brilhantemente preparou no último domingo. Ela leva basicamente mexilhão, polvo, lula, camarões médios e grandes, salmão, lagostins, cebola roxa, alho, pimentão amarelo e vermelho, ervilhas, arroz parboilizado e açafrão.
Para começar, limpe muito bem os frutos do mar, que devem ser comprados nas seguintes quantidades: 500g de mexilhão limpo e na concha, 500g de polvo limpo em pedaços, 500g de lula limpa cortada em anéis, 500g de camarões médios limpos, 500g de camarões grandes inteiros, 500g de filé de salmão, 10 lagostins. Pique 1 cebola roxa, 1 pimentão vermelho e 1 amarelo em tiras.
Em 1 panela grande cozinhe o mexilhão em água fervente até as conchas se abrirem. Descarte as fechadas. Escorra e reserve o caldo. Em uma paellera ou frigideira bem grande, aqueça o 1/2 xícara (das de chá) de azeite em fogo médio e refogue 1 cebola roxa e 3 dentes de alho amassados por 3 minutos. Adicione o pimentão picadinho.Vá colocando o que já refogou nos cantos da panela. Como na foto. 
Cozinhe o polvo até que ele amoleça. Refogue a lula e reserve no topo da panela. Coloque 4 xícaras (das de chá) de arroz parboilizado e frite por 2 minutos. Acrescente a água que cozinhou o polvo. Misture 1 colher (das de sopa) de açafrão em pó ou um pacote de tempero Paelleiro e 1 colher (das de sopa) rasa de sal. Em uma frigideira separada, refogue os camarões pequenos e acrescente a paelheira. Ferva água numa panela grande e coloque os lagostins por 3 a 5 minutos até ficar coradinho. Refogue os camarões grandes quando o arroz ja estiver pronto. Acrescente as ervilhas (dessas congeladas, que deve antes ser refogada em água fervente por 1 minuto).
Para enfeitar: coloque as tiras de pimentão, lagostins, aspargos frescos que devem ser refogados por 2 minutos em água fervente e os camaroes grandes. Salsa picada para finalizar. De dar água na boca!
A Fernanda arrasa todas as vezes que prepara essa paella. O sucesso é garantido! Para quem quiser, ela ainda deixa ao lado flor de sal e azeite, pois muitas pessoas adoram dar uma complementada no prato. É divino! Para quem quiser experimentar, vale seguir essa receita. Pois não é tão complicada.
Bon appétit!

Um comentário: