quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Aulas de culinária e roteiro gastronômico em Paris

Aproveitando a fase "Paris" vou deixar aqui, para aqueles que se sentiram atiçados com últimos posts, uma otima opção de roteiro gastronômico em Paris.

A culinária francesa é caracterizada por sua extrema diversidade. Considerada a mais elegante e refinada do mundo é bastante conhecida por seus estilos clássico e provençal. Muitos dos maiores chefs do mundo são mestres da cozinha francesa. As técnicas utilizadas exercem grande influência em quase toda a culinária ocidental, e quase todas as escolas de gastronomia usam a comida francesa como base para todas as outras cozinhas ocidentais.  
Tradicionalmente cada região da França tem a sua culinária específica: A região noroeste da França é famosa pelo uso de manteiga, creme (crème fraiche) e maçãs. O sudeste já traz como características principais dos pratos o óleo de oliva, ervas e tomates. A cCulinária do sudoeste da França usa gordura de pato, foie gras, cogumelos (cèpes) e moela de ave. A a cozinha do nordeste usa banha de porco, salsinha, cerveja e chucrute, por influência da comida alemã. Além dessas quatro áreas gerais, há muitas culinárias locais, como a do Vale Loire e a comida Basca.
Nos restaurantes também é possível ver certa divisão da culinária francesa. A chamada Cuisine bourgeoise inclui todos os pratos franceses clássicos que não são especificamente regionais e foram adaptados durante os anos para o paladar das classes mais afluentes. Esse tipo de comida inclui técnicas de cozinhar ricas e complexas, baseadas em molhos, que muita gente associa à culinária francesa. Uma vez que esse tipo de prato é o que geralmente é servido no exterior com o nome de "culinária francesa", muitos erroneamente pensam que a comida francesa típica envolve técnicas complexas e pratos ricos. Na verdade, tais pratos são geralmente reservados para ocasiões especiais, enquanto as refeições típicas são mais simples. A Cuisine du terroir engloba especialidades regionais com um forte foco na qualidade do produto local e tradição camponesa. Muitos pratos que entram nessa categoria não se enquadram no estereótipo da "comida francesa", uma vez que muitas vezes não são tão elaborados. A Cuisine nouvelle ou nouvelle cuisine, foi desenvolvida nos anos 70 como uma reação à culinária tradicional. Esse tipo de cozinha é caracterizada por tempos de preparo menores, molhos mais leves e porções menores apresentadas de forma refinada e decorativa.

A Speed System propõe 6 dias para quem quer conhecer um pouco esse lado da culinária francesa e também apreciar a maravilhosa cidade luz.


Dia 1 – Paris
Chegada em Paris. Transfer para hotel. Check in. 
Dia livre.


Dia 2 – Paris
Após café da manhã, saída para aula de culinária.
Nesta aula, o estudante acompanha o chef ao mercado para conhecer melhor e comprar os ingredientes para a aula. De volta ao atelier, instalado em um típico jardim parisiense, inicia-se a aula de 3 pratos – de 09:30h as 13:30h.
Tarde livre.
Jantar na Torre Eiffel.
Dia 3 – Paris
Após café da manhã, saída para aula de culinária.
Esta aula será para os clássicos franceses. As aulas podem ser de 2, 3 ou 4 horas, de acordo com a preferência dos alunos. Após a aula, todos degustam seu menu acompanhado de um bom vinho francês. Tarde livre.
Dia 4 – Paris
Após café da manhã, saída para aula de culinária típica francesa, com elaboração de um prato principal + uma sobremesa. O chef irá compartilhar técnicas e dicas importantes que ajudam a elaborar melhor seu cardápio.
Tempo livre.


Dia 5 – Paris
Após café da manhã, saída para city tour panorâmico + passeio de barco pelo Rio Sena.
Na parte da tarde, degustação de vinho no Museu do Vinho, próximo a Torre Eiffel, em adega do século 14th.


Dia 6 – Paris
Café da manhã.
Dia livre. Sugerimos passeio ao Museu do Louvre ou excursão ao Palácio de Versailles.
Opcional: Para que é fanático pelos deliciosos macarons: aprenda a fazer seus próprios macarons. Nesta aula você aprenderá os segredos para criar esta famosa iguaria francesa.

Dia 7 – Paris / Belo Horizonte
Transfer para aeroporto em horário apropriado e embarque para o Brasil.
**Fim de nossos serviços **
O pacote inclui:
- Passagem aérea CNF / Paris / CNF | - Traslado aeroporto / hotel | - Hospedagem em categoria de hotel escolhida com café da manhã | - Aulas de culinária citadas na programação | - Jantar na Torre Eiffel | - City tour em Paris + degustação de vinhos e queijos no Museu do Vinho | - Traslado hotel / aeroporto | - Seguro Viagem | Observação: as aulas são oferecidas em ateliers (Atelier Bastille / Atelier Haussmann), ministradas em inglês.

Informações e reservas: Renata Azevedo 
Telefone: (31) 3298.1000 - Celular: (31) 9958.0628
R. Marília de Dirceu 173 - Lourdes. Belo Horizonte / MG 

2 comentários:

  1. Gente, que DELÍCIA! Amaaaaaaaaaaaaaaay seu roteiro, Adriana! Deve ter voltado com uma bagagem e tanto, hein?! Nós é que lucraremos, tenho certeza.
    Bjim, ANITA
    www.anitabemcriada.com
    @anitabemcriada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi realmente um passeio maravilhoso, Ana! Super recomendo! Beijão!

      Excluir