domingo, 9 de setembro de 2012

Talharim au petit pois & bechamel

Talharim au petit pois & bechamel ou, traduzindo, macarrão com molho branco com ervilhas. Porque receita fácil precisa ter nome difícil para ser valorizada, não é?!

Esse prato é um daqueles "quebra galho" ou "engana trouxa" como costuma dizer a minha mãe.
Muito simples e saboroso, rápido e fácil. Começamos colocando a água para ferver até chegar o momento de colocar a massa para cozinhar. Geralmente, as massas demoram cerca de 8 a 10 minutos para ficar no ponto, dependendo da marca. Então, assim que colocá-la na água fervente, comece a fazer o molho bechamel. Ferva outra água em uma segunda panela para escaldar as ervilhas (daquelas congeladas). Após passados 5 minutos de cozimento da massa, será a vez das ervilhas que ficarão também em água quente por 5 minutos.
Para fazer o molho: em uma panela, derreta 1 colher (das de sopa) bem cheia de manteiga. Adicione aos poucos 2 colheres (das de sopa) também cheias, de farinha de trigo e misture até formar uma pasta. Adicione devagar 1 copo cheio de leite e vá mexendo devagar em fogo baixo. Adicione 100g de queijo parmesão ralado na hora. O molho é para ficar cremoso. Caso o seu engrosse muito, coloque um pouco mais de leite. Tempere com 1 colher (das de chá) de sal, 1 colher (das de café) de pimenta do reino e 1 colher (das de café) de noz moscada (eu prefiro ralada na hora, mas pode ser a que compramos em pó também!).
O molho ficará pronto praticamente ao mesmo tempo de se retirar a massa e as ervilhas da água. Escorra cada uma delas. Para servir, vale o gosto individual. Pode-se juntar as ervilhas ao molho branco e à massa ou, para o prato ter uma apresentação mais bonita, monta-lo colocando a massa, por cima o molho e sobre ele as ervilhas.
A receita original da minha mãe ainda leva cubinhos de presunto, que não coloquei aqui apenas porque não tinha em casa. Mas esse ingrediente também dá um toque divino à receita!
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário