segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pineberry

Você conhece os Pineberries? São a variedade mais antiga dos morangos e foi trazido do Chile para a França nos anos de 1700's. Numa tradução livre, morango-ananás ou morango-abacaxi; do inglês "pineapple", ananás, e "strawberry", morango.
Originalmente os morangos eram brancos na América do Sul e vermelhos na América do Norte (conhecidos como escarlates).
Os cruzamentos entre o Pineberry branco chileno e os escarlates norte-americanos, produziram o Fragaria ananassa , que é a matéria-prima para todas as variedades comuns da morango que consumimos hoje.
O Pineberry foi salvo da extinção quando um grupo de agricultores holandeses os encontram há sete anos e decidiram cultivá-lo para o comercializar.
As frutas são criadas em estufa e tem um sabor delicado de abacaxi, sem toda a doçura característica da fruta vermelha. 
De lá para cá fizeram várias seleções com o material original que era muito fraco, apenas rendia uma ou duas bagas por planta e, assim, conseguiram criar plantas saudáveis e mais rentáveis. Na Europa, saquinhos com 125g custarão cerca de R$10,00.
Um Pineberrie é bem menor do que um morango que conhecemos. O que torna a sua aparência tão distinta é a cor branca semeada de sementes vermelhas. Dizem que o aroma e o sabor dessas frutas nunca decepcionam e o sabor lembra o do abacaxi.
Os frutos podem ser usados exatamente da mesma maneira que as outras variedades de morango, e em fantásticas sobremesas tais como pavlovas (sobremesa australiana à base de merengue, creme de chantily e frutas.). 
Tomara que chegue logo essa delícia para podermos saborear aqui no Brasil!


Fontes: https://www.facebook.com/HierophantMagazine
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/inacreditavel/2010/04/05/244868-morango-branco-tem-sabor-de-abacaxi
http://damadanoite2010.blogspot.com.br/2011/10/pineberries-morangos-albinos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Morango_abacaxi
http://mad-cherry.blogspot.com.br/2011/07/pineberry.html


2 comentários: