domingo, 5 de agosto de 2012

Salada Caprese

Outro dia um visitante do blog que acompanha os posts pelo facebook me pediu uma receita de salada caprese. Fui em busca da receita mais prática, óbvio. Mas que, ao mesmo tempo, fosse fiel ao conceito dessa salada. Existem diversas formas, todas elas com singelas diferenças na receita, porém muitas alternâncias na forma de servir. Consultando a minha mãe, soube que apesar de ficar bem bonito no prato colocar fatias alternadas de tomate, muçarela e manjericão, o formato original é esse da foto, com todos os ingredientes misturados.
Para a salada corte 1 kg de mussarela de búfala e tempere com uma pitada de sal. Regue com um fio de azeite, misture delicadamente e reserve. Corte também 5 tomates em cubos e também tempere com uma pitada de sal. Com as mãos, misture os ingredientes e deixe escorrendo em um escorredor de macarrão ou de arroz enquanto prepara o molho. Para os mais práticos e preguiçosos, vale também utilizar o molho pesto que compramos já pronto no supermercado. Mas ele é simples para fazer.
Bata no liquidificador 2 xícaras (das de chá) de folhas de manjericão fresco, 2 dentes de alho, 3 colheres (das de sopa) de pinolis ou de nozes sem casca picadas, 1/2 xícara (chá) de parmesão ralado, 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva e uma pitada de pimenta-do-reino até ficar homogêneo.
Na hora de servir, misture os tomates e a muçarela, espalhe um pouquinho de molho pesto sobre eles e . decore com as folhas de manjericão. O restante do molho sirva à parte.
Bon appétit!

Um comentário: