quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Omelete de claras


Para a turma do esporte, ótima dica para depois do treino. Para quem vive de dieta, boa escolha para perda de peso. E para quem gasta muita energia no dia-a-dia, uma eficiente fonte para reposição de proteínas. 
Quem me conhece sabe muito bem que não sou lá das mais fãs de ovos... Mas para tentar manter um pouco a forma e fazer valer o esforço da academia, resolvi aplicar a regra das proteínas aos pós-treinos indicada pelo meu queridíssimo personal trainer, Vitor Medrado. Assim, resolvi testar a receita da omelete de claras. E não é que ficou bom?!


As claras dos ovos são ricas em albumina, que é uma proteína, vitamina E e do grupo B, zinco, selénio, ferro e iodo. Contribui para a saúde da pele, unhas cabelo, melhora a atividade enzimática e controla a actividade da glândula tiróide. Após praticar esportes ou mesmo musculação, o corpo precisa reabastecer as reservas energéticas dos músculos com o consumo de carboidratos e também necessita de fontes de proteína para a construção e recuperação das fibras musculares. E as claras são muito bem vindas para exercer essa função! 
Convencidos que este é um prato realmente nutritivo e que vale a pena experimentar? Então vamos lá!
Peguei no youtube a receita e fiz exatamente como no vídeo. As quantidades que passo aqui é para 1 pessoa.
Comece picando 1/4 de tomate sem sementes e o equivalente a 1 colher (das de sopa) de queijo minas light picado miúdo em cubos. Separe 3 claras das gemas e reserve. Vamos precisar, ainda, de sal, pimenta do reino, 1 colher (das de sopa) de manteiga e cebolinha picadinha.
Acenda o fogo médio e coloque a manteiga na frigideira para derreter. Jogue as 3 claras e vai mexendo a frigideira de um lado para o outro, espalhando as claras devagarinho até que ela fique firme. Tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino. Jogue um pouquinho de cebolinha, cerca de 1 colher (das de chá). Acrescente da parte do meio para um dos lados os tomates picados e o queijo minas. Tempere mais um pouco com 1 pitadinha de sal, pimenta do reino e orégano. Com uma espátula, pegue a outra metade da omelete que está sem recheio e cubra a parte cheia para fechar. No vídeo do youtube que eu vi, o chef de cozinha dá aquele pulinho com a frigideira para fazer isso. Mas não é necessário correr o risco de fazer uma lambança no fogão! Pode fechar calmamente com a espátula que dá o mesmo resultado! Depois de fechar, pressione um pouquinho por cima e retire cuidadosamente da frigideira para não quebrar. Sirva com salada de folhas temperada com azeite e sal.
Bon appétit!


2 comentários:

  1. 1 - soh gosto da gema [clara soh nos ovos mexidos q eu faço ou misturados na omelete, p/disfarçar =P ]

    2 - tireóide*

    3 - pimenta do reino S2

    mt bom assim, mas vai ser inevitável colocar pimentão e cebola, q são do coração =D

    Evelynn.

    ResponderExcluir
  2. Pimentão e cebola darão um toque bem especial! Com certeza! ;o)

    ResponderExcluir