domingo, 26 de agosto de 2012

Bolo de chocolate com coco

Outro dia peguei essa receita num blog delicioso chamado Rainhas do Lar. Ficou guardada aqui por uns tempos e esse final de semana resolvi testar. O bolo é uma delícia!
Ele é feito em três etapas. As quantidades são para uma forma de bolo inglês ou uma desmontável pequena.

A primeira dela é a massa. Para fazê-la misture 125 g de manteiga amolecida com 125 de açúcar. Depois junte 3 gemas, uma a uma e continue misturando manualmente. Acrescente 1 colher (das de sopa) de essência de baunilha. Depois vá jogando ao poucos 175 g de farinha, 1 colher (das de sopa) de fermento em pó e 3 colheres (das de sopa) de cacau em pó. Misture tudo muito bem e reserve. Bata 4 claras em neve na batedeira. Reserve 1/4 dela. O restante deve ser incorporado delicadamente à massa.

Agora pegue aquele 1/4 de clara em neve que reservou e junte 100g de coco ralado (separe 1 colher desse coco para enfeitar depois), 100 g açúcar, 1/2 colher de maizena e 2,5 colheres (das de sopa) de creme de leite. Esse será o recheio do bolo. Agora pegue uma forma de bolo inglês ou uma desmontável pequena, unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo para o bolo sair mais fácil.
Coloque a metade da massa de chocolate na forma e acerte com uma espátula. Junte o recheio, dê uma ajustadinha para não ficar desnivelado e coloque o resto da massa de chocolate. Asse em forno médio por cerca de 30 minutos, ou até espetar com um palito e o mesmo sair sequinho.
Para a cobertura fiz uma ganache com 1 barra de chocolate meio amargo derretido e o restante da lata de creme de leite que usei para a massa. Mas um brigadeiro mole também fica bom. Polvilhe um pouco de coco ralado por cima para enfeitar e bon appétit!         

2 comentários:

  1. Dri...

    Está sensacional este bolo!!! Que maravilha!!!
    Parabéns!!!!

    Beijo
    Karla

    ResponderExcluir