quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sopa de legumes

Parece que agora, quase ao final de julho, o frio resolveu dar as caras aqui por BH...
E para aquecer as noites do tão aguardado inverno, nada melhor que uma bela sopa de legumes.
Essa aqui é a receita da Martinha, uma cozinheira de mão cheia que trabalha na casa da mamãe e adora fazer essa delícia para nós!
A receita é simples e é possível de se variar conforme o gosto por legumes específicos. A dela foi feita da seguinte maneira: Pique em cubos 1 xuxu, 100g de vagem, 1/4 de moranga, 2 batatas, 2 cenouras e 2 batatas baroa.
Em uma panela de pressão jogue todos os legumes picados e cubra-os com água suficiente para deixa-los submersos e 2 tabletes de caldo de legumes. 20 minutos no fogo. Desligue a panela de pressão e espere que esfrie para abrir e retirar a sopa, ou, se preferir, deixe-a em água corrente para acelerar o processo. Eu tenho pavor de panela de pressão. Sei de algumas histórias trágicas sobre ela. Mas também não posso deixar de confessar-lhes que todas as vezes que vejo algum alimento sendo preparado com ela vejo uma diferença incrível. É o que ocorre com o feijão, com a carne seca e até mesmo com essa sopa maravilhosa que eu espero que experimentem e venham aqui me contar o resultado! Dica da minha mana que é uma fera na cozinha: acrescentar um bouquet garni fresco durante o cozimento trará um aroma espetacular ao caldo. Bon appétit!

6 comentários: