segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sanduíche de forno


Minha infância foi recheada de delícias feitas por minha mãe e pela Lourdes. Os lanches eram sempre muito saborosos e com receitas incríveis que hoje não tenho nem coragem de testar. A Lourdes é uma cozinheira daquelas criada em colégio de freiras no interior de Minas e sabe como ninguém agradar pelo estômago! Esse sanduíche de forno era uma das maravilhas da cozinha raramente prática dela. Uma espécie de misto quente, com um creme que se transforma ao forno e certa crocância na superfície Lá na casa da minha mãe o pirex era enorme, com várias camadas. Mas como eu fiz apenas para mim, teve que ser essa quantidade menor. Darei aqui para vocês as medidas para duas pessoas. Para mais, basta multiplicar os ingredientes. Bata no liquidificador 400ml de leite com 2 ovos, 100g de queijo Minas picado, 1 pitada de sal e 1 de pimenta do reino branca. Em um pirex faça camadas com fatias de pão de forma, presunto, muçarela ou queijo tipo prato. Pão novamente por cima, mais camadas de presunto e queijo e assim sucessivamente. Para mim, quatro camadas de fatias de pão são suficientes. Mas fique à vontade para fazer um super sanduba! Finalizadas as camadas, jogue por cima o creme que bateu no liquidificador. Ele sobrará las laterais do sanduíche. É assim mesmo! Salpique queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido para gratinar por aproximadamente 40 minutos ou o quanto for necessário para dourar. O creme das laterais vai se transformar e tomar corpo, como uma espécie de omelete cremoso. É divino! Para lanches esse prato é perfeito. Eu espero que gostem e aproveitem bem a dica! Bon appetit!

2 comentários:

  1. Nossa, que vontade!!!

    Faz pra mim, Dri?

    Bjo, Ciça

    ResponderExcluir