domingo, 15 de julho de 2012

Manjericão ou Alfavaca


Dando continuidade a mais um post da série "ervas e temperos", venho hoje falar um pouco sobre o manjericão ou alfavaca. 
Eu sou muito suspeita para falar sobre o majericão pois adoro com qualquer receita. Acho que ele combina com tudo! Finaliza super bem os pratos, tem sabor e aroma muito especiais. É erva que pode ser utilizada fresca e seca.
Quando secas, suas folhas são usadas em peixes, carnes, arroz cozido com caldos e ensopado de lagosta. Fresca usa-se no preparo de saladas, pizzas, massas e carnes. Combina muito com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela, abobrinha e tomate fresco. 

Várias são as qualidades da erva. É analgésica, diurética e antiespasmódica. Seu chá quente é ótimo contra atrasos do ciclo menstrual, para gastrite, calmante leve e ainda reza a lenda, ser maravilhoso para curar dor de cabeça. Misturado à água do banho é relaxante contra stress. Além do manjericão tradicional que encontramos nos supermercados, existem outras variações também bem interessantes, tais como: manjericão italiano na versão verde e roxa, manjericão miúdo, e o basílico, de folhas maiores e fantástico para montar saladas e sanduíches (esse da foto ao lado).
Aqui no Blog já fiz algumas receitas com manjericão que indico para aqueles que quiserem incluir essa erva sensacional ao cardápio do dia, tais como: Macarrão ao pestoSalada de manjericão geladoFalsa Pizza MargheritaSalada de milho com rúcula e tomate cerejaPesticos levesInventando brusquetasNhoque de Ricota Light e Massa de tomates secos com muçarela de búfala.
Aproveitem e bon appétit!




2 comentários:

  1. Adoro manjericão com tudo também, Adriana! É uma erva realmente maravilhosa. Parabéns pelo post! Juliana

    ResponderExcluir