segunda-feira, 9 de julho de 2012

Macarrão ao pesto

No dia do meu aniversário eu ganhei um kit literalmente delicioso! Produtos da Fuê Culinária Gourmet. Um deles foi esse maravilhoso pesto que fiz no almoço de sábado.
O molho pesto, na verdade, é extremamente simples e agrada muito por causa da levesa do sabor que, ao mesmo tempo, é marcante.
O pesto é feito, basicamente, de manjericão, sal e azeite socados no pilão e pinoli, que pode ser substituído por nozes bem picadinhas.
Este molho pronto da Fuê, além do manjericão, azeite e sal, conta com alho, queijo parmesão, castanha do pará e mix de pimentas.

Para fazer essa massa maravilhosa, usei somente o molho pronto, que acresci ao macarrão depois de cozido em água fervente com azeite e sal. O molho não vai, em momento algum, para o fogo! Mesmo que for feito em casa, que, diga-se de passagem, é até complicado explicar porque as quantidades sempre vão meio no chamado "olhômetro", vale a pena, por ser muito simples, prático e rápido. Mas tentarei aqui quantificar para quem quiser tentar.
Pegue 1 molho de manjericão, lave-o bem, retire os talos maiores e descarte-os. Retire as folhas, soque-as em pilão ou, caso não o tenha, use processador ou liquidificador no modo pulsar. Junte 1/2 xícara (das de chá) de azeite e 1 colher (das de chá) de sal. Soque também ou processe no seu eletrodoméstico.

A essa pasta socada ou processada, junte os pinolis picadinhos ou nozes e misture à massa cozida. Finalize com queijo parmesão por cima.
Muitas pessoas colocam 1 dente de alho e um punhado de parmesão ao molho para que fique mais saboroso. Acho a dica muito boa. Mas o tradicional mesmo, é apenas com aqueles quatro ingredientes principais.
Uma dica excelente, que minha mãe usa muito, é deixar o molho pronto, sem os pinolis, em pequenos potinhos para congelar. Na hora do aperto em casa, basta retirar do freezer, aguardar descongelar e terminar o procedimento com as nozes ou pinoli e o queijo. Acrescentar creme de leite ao molho em fogo baixo também deixa a massa divina! É ótima opção para quem curte molho cremoso e com sabor um pouco mais suave. Que tal? Opção de massa saudável, saborosa e super fácil!
Bon appétit!

2 comentários:

  1. Olá Adriana!
    Fico feliz que tenha gostado do nosso pesto!
    Recomendarei a matéria e o seu blog em nossa página do Facebook.
    Um abraço!
    Fernanda Frascoli
    Fuê Culinária Gourmet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Achei não apenas o molho pesto, como a pasta de azeitonas e a caponata de beringela maravilhosos! Gostamos de tudo! Muito bem feitos e saborosos! Parabéns pelo trabalho!

      Excluir