domingo, 29 de julho de 2012

Linguado ao creme de cebola

Essa é uma daquelas receitas para os amantes de peixe branco com sabor suave e apaixonados por cebola. 
Outro dia comi em um restaurante um filé de salmão ao creme de aspargos que estava maravilhoso. Lembrei dele nesse domingo e fui conferir o que tinha no congelador e nos armários. Encontrei filés de linguado, que sempre gosto de comprar, uma sopa de saquinho de creme de cebola e creme de leite. Pronto! Minha idéia para o almoço estava pronta para ser posta em prática. Em 1 hora consegui fazer esse prato que ficou saborosíssimo. A idéia inicial, na verdade, era fazer um peixe na folha de bananeira que eu tinha trazido do sítio no sábado. Mas, segundo a minha mana, fera em gastronomia, esse tipo de receita tem que ser com peixes de postas altas. Então abortei a idéia e usei a folha para decorar o prato e a mesa. Ficou show!
Mas vamos à receita. Para começar, aqueça o forno para que esteja no ponto na hora de colocar o peixe. Pique 2 cebolas: 1 clara e 1 roxa em meia-lua bem fininhas. Faça em um tabuleiro uma espécie e cama para o peixe com 1/2 xícara (das de chá) de azeite e as cebolas. Misture-as bem no azeite e reserve algumas para saltear por cima dos filés de linguado. Estes deverão ser temperados apenas com sal, pimenta do reino e ervas de provence. Ficará como na foto. Coloque no forno alto por cerca de 40 minutos.
Enquanto o peixe assa, dissolva o saquinho do creme de cebola em uma panela com 1 litro de água fria. Ligue o fogo e mexa até ferver. Deixe cozinhando por mais 5 minutos e depois adicione 1 lata de creme de leite sem soro. Misture bem, de preferência com um fuet, para o creme de leite incorporar bem à sopa. Assim que estiver homogêneo desligue. Pique cebolinhas para enfeitar. Passado o tempo de forno, retire o peixe, acrescente as cebolas por cima e salpique as cebolinhas por cima.
Jogue 1 concha de creme de cebola ao redor. Para montar o prato, que servi com arroz branco parboilizado, coloque as postas do peixe, o creme ao redor, cebolas por cima, e duas pontinhas de cebolinha para dar um charme. O toque final dei com flor de sal que fui salteando ao redor. O prato ficou bonito, leve e com sabor muito especial.
Bon appétit!


2 comentários: