sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bolo de chocolate e limão

6 de julho!
O melhor dia do ano para mim! O dia do meu aniversário! E claro que temos que ter um belo bolo para comemorar! Esse de hoje eu tirei de um blog. Fiz algumas pesquisas. Queria muito um bolo de chocolate com limão e essa foi a receita que mais gostei. Afinal, quem acompanha as minhas dicas de receitas sabe que tudo tem que ser bom e fácil de fazer!
Essa é mais uma receita muito tranquila de se fazer, apesar de ter 3 etapas. Para começar, ligue o forno para já pré-aquecê-lo. Misture 2 xícaras (das de chá) de farinha de trigo 1 xícara (das de chá) de chocolate em pó 1 colher (das de sopa) de fermento em pó e reserve. No liquidificador, bata  4 ovos; 1 xícara (das de chá) de leite; 1/2 xícara (das de chá) de margarina e 2 xícaras (das de chá) de açúcar. Despeje na tigela com a farinha e misture bem. Coloque em uma forma de 25cm de diâmetro untada e enfarinhada. Asse por 30 minutos ou até dourar.
Enquanto o bolo assa, faça uma calda com 1 xícara (das de chá) de açúcar; 1 xícara (das de chá) de água; 1 colher (das de sobremesa) de essência de baunilha. Leve ao fogo médio o açúcar e a água. Deixe ferver até reduzir e formar uma calda fina. Retire do fogo, junte a baunilha e deixe esfriar. Atenção! Eu tive que fazer essa calda 2 vezes! A primeira, quando fui juntar a baunilha ele borbulho e engrossou. Açucarou inteira... Então cuidado para que ela fique bem fina e líquida, pois será necessária para umedecer o bolo.





Para fazer a cobertura bata no liquidificador 1 lata de leite condensado; 1/2 xícara (das de chá) de suco de limão e 1 lata de creme de leite gelado sem soro. 
Passados os 30 minutos de forno, confira com um palito se o bolo está no ponto. Ou seja, se o palito saiu sequinho. Caso contrário, deixe por mais alguns minutos e teste novamente com outro palito. Desenforme o bolo, fure com um garfo e umedeça com a calda fina que fez. Cubra o bolo com a cobertura polvilhe com raspas de 2 limões. Leve à geladeira por 3 horas e sirva. 
Bon appétit!

6 comentários:

  1. Driquinha, Parabens e muitas felicidades neste dia e sempre.Já estamos dividindo um pedaço deste bolo virtual com vc. bjs Wag e Man.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Wag e Manzinho! Mil beijos com saudades!

      Excluir
  2. Parabéns!!!!!!!

    Hoje é o seu Dia!!!

    Que dia mais Feliz!!!

    Um beijo no seu coração!!!

    Fernando Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nando!!! Dia mais feliz do ano!!! êêê !!! rsrs :o)

      Excluir
  3. Parabéns, Dri! Tudo de bom para você! Dani

    ResponderExcluir