sexta-feira, 8 de junho de 2012

Aerador de vinho


Você conhece o AERADOR DE VINHOS? Outro dia um amigo me apresentou o aerador de vinhos. Uma engenhoca sensacional que serve para oxigenar o vinho, enquanto ele é servido, permitindo que a bebida respire instantaneamente. A diferença pode ser notada no aroma e no sabor já na primeira taça.
Como funciona: O ar entra e sua circulação gera a Aeração do vinho. Dá até para perceber as delicadas bolhas da oxigenação. As finas telas de aço inoxidável filtram o vinho por 32 pequenos orifícios. Mais Paladar. Mais Cor. MaisTextura. Mais Aroma. 
Os vinhos depois de engarrafados perdem o contato com o oxigênio. E sem o oxigênio todas as suas características e qualidades ficam “presas”, abafadas. Todo vinho precisa respirar, se oxigenar por mais de uma hora, antes de ser bebido, para aflorar todas suas características: sabor, aroma, cor e textura. O wine finer faz essa aceleração de oxigênio, pois é um aerador INSTANTÂNEO de vinho.



A aeração ou "respiração" de um vinho é uma conduta sempre aconselhável para os bons vinhos, em especial os tintos. Durante o tempo de envelhecimento na garrafa, ele está em total ausência de gases e assim ocorrem reações complexas que levam à formação de substâncias sensíveis ao oxigênio*. O que eu comprei foi da marca canadense Trudeau, igual ao da foto aos lado. Mas existem vários modelos no mercado, desde R$55,00 até R$500,00! 
Quanto melhor o vinho, quanto maior a sua estrutura e a sua complexidade de aromas, maior será o tempo que se deverá deixa-lo aerando ou "respirando". E o aerador auxilia aqueles que tem um pouco mais de pressa, de forma que a respiração seja imediata. Não é fantástico!? Essa é a minha dica de hoje para os amantes de vinhos., que pode ser, também, um belo presente para o dia dos namorados! Alguns podem até criticar e dizer que isso prejudica os procedimentos naturais da apreciação dessa bebida dos deuses. Mas eu confesso que gostei bastante da idéia!
*Fonte: http://www.winefiner.com.br/



3 comentários:

  1. Olá Adriana, tudo bom???

    sou Lucas do site armazém Deus do vinho ( www.deusdovinho.com) gostei da sua matéria sobre aerador... e usei como fonte de informação em meu blog... claro, citei vc como fonte e direcionei link pra cá.. espero que não se importe..!

    obrigado e parabéns pelo trabalho...!!

    Lucas Bolívar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Obrigada! Seja sempre bem vindo ao Blog! Aproveite-o sempre que precisar!

      Excluir
    2. Obrigado Adriana... sempre que eu puxar algo euvou te avisar... ;)

      parabéns Pelo Trabalho..

      Lucas

      Excluir