terça-feira, 29 de maio de 2012

Risoto da paixão

"Delicados mamilos frutíferos que, no código do erotismo, convidam ao amor. São o complemento ideal do champanhe nos rituais da sedução, como dizia a bela e frívola Paulina Bonaparte". 
(Isabel Allende, ao descrever os morangos na obra Afrodite. Contos, Receitas e outros Afrodisíacos)

Para inaugurar a série de receitas especiais para o dia dos namorados escolhi o risoto da paixão. Receita do livro Comer fez o homem (Chef Allan Vila Espejo - Editora Melhoramentos).
Uma receita simples, suave e deliciosa. Você pode ou não servir com algum acompanhamento. Eu escolhi um medalhão de filé, selado em manteiga e azeite e temperado com sal e pimenta do reino. Uma carne que se prepara em 10 minutos e enche nossas papilas gustativas com muito sabor.



Mas vamos ao Risoto da paixão! Essa receita é ideal para duas pessoas! Inicie colocando 1 litro de água para ferver com 1 tablete de caldo de legumes. Pique 100 gr de morango. Deixe dois inteiros para decorar ao final. Coloque-os em uma vasilha e adicione 2 colheres (das de sopa) de vinagre branco e reserve. Pique 1 cebola bem miúda.
Aqueça 2 colheres (das de sopa) de azeite de oliva e 1 colher (das sopa) de manteiga, adicione 1 folha de louro e as cebola picada. Refogue. Adicione nesta panela 200g de arroz arbório e mexa. Acresça  1/2 copo de vinho branco e deixe evaporar o álcool. Acrescente a água com o caldo de legumes aos poucos, e vá mexendo. Para o arroz chegar ao ponto correto, cozido, ligeiramente ao dente e molhadinho, deve-se contar aproximadamente 25 minutos nesse procedimento. Confira o sal. Adicione os morangos (sem o vinagre) e desligue o fogo. Mexa e sirva, decorando com morangos inteiros.
Um prato simples, lindo e realmente apaixonante!
Bon appétit!

4 comentários:

  1. Tereza campos horta lobato30 de maio de 2012 00:24

    Genial Dri

    ResponderExcluir
  2. tá muito lindo Dri!!!!! o filé parece que ficou no ponto !
    beijo
    mamae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou perfeito, Mamita!
      Bem vermelhinho por dentro, do jeito que você gosta!
      Beijos!

      Excluir