segunda-feira, 14 de maio de 2012

O pódio das frutas

Recebi outro dia um email muito interessante sobre as qualidades das frutas. Aproveitando a onda light que várias pessoas sempre pedem para postar receitas e pratos saudáveis, resolvi pegar carona naquele post do piquenique, no qual apresentei uma apetitosa salada de frutas para falar um pouco sobre essas maravilhas que a natureza tem a nos oferecer.
Algumas frutas podem prevenir determinadas deficiências, tais como:
Para Anemia: açaí, amora, carambola
Para Artrite: abacaxi, ameixa e maçã
Para Cãibras musculares: banana, laranja e melão
Para Diarréia: maçã sem casca e banana-maçã.
Para Digestão pesada: combinar as refeições pesadas com o abacaxi
Para Prisão de ventre: maçã com casca, ameixa e figo
Para Fadiga: banana, uva e figo
Para Retenção de líquidos: a maioria das frutas, por possuir potássio, pode provocar maior perda de líquido.
Para Baixar o colesterol: maçã, pêra, abacaxi e pêssego.

A Ameixa contém alta quantidade de fibra sorbitol que estimulam o movimento intestinal e favorece a evacuação. Dependendo da coloração da fruta, a quantidade de vitaminas que possuem pode variar: as claras são as mais doces e ricas em carotenos, e as com coloração escura contêm mais ferro. Sua riqueza em vitaminas B e C a torna uma aliada contra o estresse. O suco de ameixa alivia a gota, o reumatismo, a artrite e problemas articulares.
Já o damasco tem alto teor de caroteno (provitamina A), vitamina que previne o câncer, regenera os tecidos e favorece o bronzeado. É rica em ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2 e C. Um verdadeiro coquetel contra a fadiga. E só tem 47 kcal!
O figo também tem cálcio e, por isso, é recomendado para esportistas. Ajuda a prevenir a osteoporose. Contém benzaldeido, um agente anticancerígeno, flavonóides e uma enzima chamada ficina que ajuda a digestão das proteínas. Além disso, possui ferro, potássio e fibra. As avós utilizavam o látex branco (líquido que sai da planta ao ser cortada) para eliminar as verrugas. Na ásia, o figo é considerado um afrodisíaco natural.
A maçã é tida como um verdadeiro presente de Eva à saúde! Ela é rica em fibra solúvel, regula o colesterol, protege o coração e equilibra a função intestinal, tanto no caso de diarréia como de prisão de ventre. Contém vitamina C, potássio e é hidratante.
Banana, a barrinha energética, é o alimento dos campeões. Uma comida rápida, ideal para recarregar as energias. Quanto menos maduras, mais ricas em amido. Previne as cãibras musculares por sua riqueza em potássio. Também tem magnésio e vitamina B6, vital para levantar seu ânimo e ajudar no metabolismo do corpo.
Melão, um diurético natural. É típico das frutas de verão. É rica em potássio (diurético), betacaroteno, vitaminas e com poucas calorias. Quanto mais amarelo o melão, maior é a quantidade de carotenos - responsáveis pelo cuidado da pele, melhorando também o bronzeado. É considerada uma fruta anticoagulante e um aliado na prevenção de trombose e infartes.
O Pêssego é rico em vitamina C e potássio. Regula o intestino, pois é rico em fibras. Também tem baixo teor calórico.
Açaí. Esta frutinha amazônica, muito badalada entre os esportivas, sem dúvida nenhuma é pura energia! Rico em vitamina E, o açaí pode ser considerado um poderoso antioxidante. Além de ser rico em cálcio e ferro, que auxiliam na efetiva contração muscular. O alto teor de fibras pode ser ainda maior quando na tigela de açaí vai granola misturada. Mas é bem calórico!
Nectarina, o pêssego de pele suave. Contém provitamina A, vitamina B3, ácido fólico, potássio e fibra. Ajuda a regular o colesterol.
Pêra, para refrescar. É rica em pectina, fibra que regula o intestino melhorando a flora intestinal; contém minerais como o selénio (antioxidante), zinco (aumenta a imunidade) e potássio (diurético e hipotensor). Para os esportistas é uma fruta muito completa.
Abacaxi, para digestão. A cozinha oriental combina pratos com carnes e abacaxi porque favorece a digestão das proteínas. É rico em vitamina C.
Melancia, menos calorias. Se seus problemas são os quilinhos a mais, encha sua geladeira de melancia . Você vai poder comer quantos pedaços quiser, pois é a fruta que tem menos calorias (18 kcal/100 g). É rica em água, fibra , potássio (diurético), vitaminas A, B6 e C e magnésio.
Uva, limpa seu corpo das toxinas. Uma das frutas que trazem mais benefícios para a saúde. É remineralizante, diurética, depurativa, energética. Contém taninos adstringentes, polifenois, resverastrol (principalmente nas uvas escuras) e substâncias com capacidade antitumoral. Uma alimentação rica em uvas garante boa saúde e limpa seu organismo de toxinas.

Segundo o texto que recebi, temos o seguinte pódio para as frutas: 

As mais energéticas: açaí (495 kcal em 1 tigela pequena), abacate (235 kcal em 1/2 unidades), caqui (90 kcal por unidade) e figo (90 kcal por 3 unidades)
As menos energéticas: melão (20 kcal em 1 fatia) e pêssego (25 kcal em 1 unidade)
As mais ricas em fibras: açaí (35 g em uma tigela pequena) e goiaba (10 g em 1 unidade)
As mais ricas em carotenóides: manga (3600 mcg em 1 unidade), caqui (1800 mcg em 1 unidade)
As mais ricas em vitamina E: abacate (230 mg em 1/2 unidade), açaí (90 mg em 1 tigela pequena)
As mais ricas em potássio: banana (350 mg em 1 unidade) e uva (296 mg em 1 xícara)
As mais ricas em vitamina C: goiaba (370 mg em 1 unidade) e morango (110 mg em 1 xícara)
As mais ricas em cálcio: açaí (236 mg em 1 tigela pequena) e tangerina (40 mg em 1 unidade)
As mais ricas em magnésio: abacate (100 mg em 1/2 unidade) e banana (30 mg em 1 unidade)

As mais ricas em ferro: açaí (25 mg em 1 tigela pequena) e amora (5 mg em 1 copo médio)
Depois de tantas informações benéficas, que tal correr ao supermercado e comprar as suas preferidas para fazer uma bela salada de frutas?
Bon appétit!

2 comentários:

  1. Amei esse post.
    Muita informação bacana.
    Parabéns!!!

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    1. Que bom que gostou Roberta! Aproveite o blog! Em algumas receitas eu me aventuro dando informações nutricionais! Seja muito bem vinda e volte sempre!

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