sexta-feira, 11 de maio de 2012

Conchiglione ao funghi

Conchiglie, conchigliette e conchiglione são as formas de massa em formato de conchas. A grafia original, italiana, é que na maioria das vezes aparece nas embalagens. As conchiglione são sempre secas. Podem se encontradas facilmente em qualquer supermercado. Prefira as de trigo de grão duro - todas as marcas italianas o são, por lei -, pois são mais resistentes e mantêm a forma depois de cozidas. As feitas de trigo comum, ou trigo mole, se quebram facilmente, além de perderem o formato e aderirem umas às outras depois de cozidas. Prefira também as que estão embaladas em caixas, que oferecem maior proteção contra quebras. Para que as  conchiglione  mantenham o formato depois de cozidas, siga a regra de, 10 g de sal para cada 100 g da massa e 1 litro de água. Ponha a água em uma panela até ocupar 3/4 de seu volume. Ao ferver, abaixe o fogo e junte o sal. Espere ferver de novo. Ponha a massa e aumente o fogo para que a água volte logo à fervura. Cozinhe pelo tempo indicado na embalagem, ou até que fique al dente - as conchas grandes levam cerca de 15 min para ficaren macias, mas firmes. Embora não seja necessário, pode-se juntar azeite, óleo ou manteiga à água, pois aromatiza e impede a formação de espuma.
Eu fiz um prato simplesmente maravilhoso com essa massa que, por sinal, é perfeita para curtir uma noite mais fria. E por aqui agradou aos meus convidados! Não é uma receita muito rápida, pois tem várias etapas. Mas é fácil e vale a pena pelo sabor simplesmente divino!
Comecei colocando o funghi de molho para hidratá-lo. Como ele é utilizado em conjunto a um molho branco com queijo para rechear as conchas, eu preferi já cortá-los antes de colocar na água. Cortar o funghi com tesoura é mais fácil do que com faca. Pode cortá-los ao meio, pois esse tamanho será suficiente. Os maiores podem ser um pouco mais picotados. Funghi na água, hora de iniciar o molho. Comece com um bechamel tradicional. Em uma panela, derreta 1 colher (das de sopa) bem cheia de manteiga e deixe que derreta. Adicione aos poucos 2 colheres (das de sopa) de farinha de trigo. Mexa bem até que forme um creme dourado. Também aos poucos junte 1 copo de leite. Misture bem até que tome a consistência de molho grosso. Agora acrescente 50g de queijo muçarela ralado, 50g de queijo parmesão e 50g de queijo provolone, todos eles ralados e mais 50g de requeijão cremoso. Misture. Tempere com 1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta do reino e 1 pitada de nós moscada. Eu costumo ralar a nós moscada na hora. O aroma dela é delicioso quando cai no creme! Mexa  e confira o sal. Se estiver bem temperado deligue o fogo.

Em outra panela, ferva 2 xícaras (das de chá) de água. Escorra o funghi que está de molho e jogue-o na água fervente. Deixe por 5 minutos e escorra, mas reserve essa água. A ela adicione 1/2 cubo de caldo de galinha.
Em uma frigideira adicione 1 colher (das de chá) cheia, de manteiga e refogue 1 cebola bem picadinha. Adicione a ela o funghi e, após, jogue 2/3 desses cogumelos na água que preparou com o caldo de galinha e deixe fervendo para reduzir um pouco. Adicione 1 pitada de sal e pimenta do reino. Adicione 300ml de creme de leite e confira o sal. O restante do funghi misture ao molho branco com queijos.
Agora pegue as conchas que já devem estar cozidas e recheia-as com este creme de queijos e funghi. Disponha-as em um pirex uma ao lado da outra. Essa receita é para aproximadamente 30 conchas.
Quando o pirex estiver cheio, jogue por cima o molho do funghi que preparou com o creme de leite. Salpique parmesão ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido para gratinar por cerca de 15 minutos.
Sirva com um belo vinho tinto e aqueça a sua refeição com essa maravilha de massa.
Bon appétit!

4 comentários:

  1. Driestava à espera desta receita ha muito tempo!!!! bjs Wag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já a experimentou várias vezes, né, Wag! Adooooro essa massa! beijos!

      Excluir
  2. Essa sai no domingo! =)

    Beijo,

    Ciça

    ResponderExcluir
  3. Pode fazer bem antes, prima! E só deixar para colocar no forno um pouco antes de servir. Isso evita o gasto de tempo na cozinha caso esteja com convidados! Beijos e um ótimo dia das mães para você no domingo!

    ResponderExcluir