domingo, 20 de maio de 2012

Broa de fubá

Mineiro que é mineiro adora servir um "cafezim" no fim de tarde com uma bela broa de fubá. Como uma legítima mineira, eu não poderia ser diferente. Essa receita é muito simples e prática. Bata no liquidificador, bater 4 ovos, 1 copo de óleo de soja (200 ml), 1 copo de leite frio (200 ml), 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 copo de açúcar (200 g) e 1/2 colher de chá de sal.
Em uma bacia misture 1 copo (200 g) de queijo ralado (canastra, meia-cura. Não utilize o parmesão! Ele deixa a broa muito seca) 1/2 copo de côco ralado (mais ou menos 50 g) e 1 copo de fubá (200 g).
Misture esses ingredientes e depois despeje a mistura do liquidificador incorporando-a a eles. Assim que estiver bem homogêneo o creme, acrescente 1 colher bem cheia de fermento em pó. Despeje tudo num tabuleiro retangular médio untado e enfarinhado. Asse por 30 a 40 minutos em forno pré-aquecido.
Misture o açúcar refinado com a canela em pó e polvilhe em cima da broa antes de servir.
Bon appétit

7 comentários:

  1. Este bolo de fubá está bacana, mas...pensei que estava encontrando uma receita da broa de fubá tradicional da broa redondinha com ervas doces...mas não era...
    Ficou a vontade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Camila. Essa é a chamada broa cremosa... Qualquer dia faço a receita da outra e posto aqui!

      Excluir
    2. Legal,devem ser as diferenças regionais, aqui em SP broa é sempre aquele pão dedondinho e amassado.... obrigada se puder oferecer a outra receita, irei adorar!
      Abraços e quando tiver tempo conheça o meu blog "Vinho e Delícias"

      Excluir
    3. Camila, que delícia o seu blog! Me tornarei sua seguidora! Sem dúvida!
      Assim que conseguir a receita bem tradicional da broa e testo e coloco aqui. Daquelas de vó, mesmo! ;-)

      Excluir
  2. Dri, arrasou na foto e na receita. Estou babando! Onde serà que tem fubà aqui????!!!Merci.Wag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Wag!
      Não conheço Paris, mas com uma pesquisa rápida no nosso oráculo (=Google) algumas pessoas disseram que é possível encontrar nas lojas "Sacre Crer" e no bairro indiano descendo pela Gare du Nord. Espero que possa se deliciar por aí também com essa gostosura! Beijos!

      Excluir
  3. Gere um link de contato para o seu Whatsapp de graça e divulgue muito mais as suas receitas!

    https://whats.link

    ResponderExcluir