sexta-feira, 27 de abril de 2012

Torta salgada

Mais uma da série "Nada se perde, tudo se devora!". Essa torta é aquela típica receita para aproveitar o frango, o lombo, o lagarto ou qualquer outra carne que sobrou no almoço ou jantar anterior. Repetir a refeição, às vezes, é ruim mesmo. Mas reciclá-la pode ser muito interessante!
Essa torta, é prática, rápida e ajuda no combate ao desperdício de alimentos.
Para começar, fazemos a receita básica de massa salgada. Coloque em uma tigela 450g de farinha de trigo, 200 g de manteiga em temperatura ambiente, 1 ovo e 1 colher (das de chá) de sal. Amasse sem sovar e comece a acrescentar  1/2 xícara (das de chá)  de leite aos poucos, até obter uma massa homogêna, que não grude nas mãos. A receita original usa água, mas eu prefiro utilizar o leite. Fica aí a dica para você utilizar o que for de sua preferência. Também há a sugestão de deixar a massa descansar por 30 minutos antes de abri-la para fazer a torta, mas, apesar de fazer diferença, eu também não aguardei esse tempo. Mesmo assim a massa ficou ótima! Unte a forma e cubra-a com a massa no fundo e laterais, da mesma forma como ensinei na receita da torta de limão. Reserve 1/4 da massa para cobrir depois. Leve ao forno, já pré-aquecido e deixe assar por 10 minutos. Retire e reserve.
Para fazer o recheio, coloquei em uma panela um fio de azeite, 1 cebola bem picadinha e deixei que ela fritasse até ficar no ponto "ao vidro" (transparente). Acresci lombo desfiado (um resto do almoço anterior). Juntei 1 lata de tomates pelados, 1 lata de seleta de legumes, palmito picado, azeitonas picadas e 100g de queijo parmesão. Coloque 1 pitada de sal e 1 pitada de pimenta do reino. Prove para conferir o sal. É quase um "mexidão" com o que você tiver na geladeira. Aproveite e use a sua imaginação! O recheio da torta pode levar o que quiser! Deixe o molho secar um pouco para não escorrer quando for cortar a torta. Recheio pronto, coloque-o na forma e abra aquele 1/4 da massa que você reservou e cubra a torta. Leve ao forno novamente por mais 20 minutos. Voilá! Uma torta salgada bem criativa, aproveitando todos aqueles "restinhos" insuportáveis que ficam na geladeira e, o mais importante: saborosa!  Bon appétit!

2 comentários:

  1. Hmmmmmm! Sou fã de uma boa torta salgada também! Desde que não tenha molho branco, catupiry ou coisas do tipo (por conta da minha intolerância à lactose), normalmente eu faço a festa..rs. E a casquinha torradinha então..hmmmmmmmmm de novo!
    Bjim, ANITA
    www.anitabemcriada.com
    @anitabemcriada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa aí é uma que você pode fazer Ana! Faça a massa com água ao invés de leite. Vai adorar!

      Excluir