quarta-feira, 18 de abril de 2012

Prestígio

Típica sobremesa para aqueles dias de pouco tempo para se dedicar à cozinha. O prestígio recebe esse nome por causa daquele antigo chocolate da Nestlé, que já ganhou inúmeras variações em ovos de páscoa, sorvetes, bolos, etc.
Essa receita é bem fácil. Minha irmã a faz desde a adolescência, quando íamos para Meaípe-ES passar as férias. Era pegar o coco ralado e fazer o doce. O sucesso era garantido!
A base é brigadeiro branco com coco ralado: Mexa sem parar em uma panela 1 lata de leite condensado e 1 colher (das de chá) de manteiga. Quando a textura começar a ficar parecida com a do brigadeiro, ou seja, após aproximadamente 7 a 10 minutos seguintes ao tempo que iniciar a fervura, pode desligar. Misture 1 pacote de coco ralado a esse brigadeiro branco e disponha-o no recipiente que pretende servir. O ideal é que seja algum transparente para mostrar o charme das duas cores do doce.
Eu utilizei taças de licor para servir porções individuais. Achei que ficou um charme! E meus convidados também aprovaram!
Bom, mas voltando à receita. Faça a cobertura para dispor por cima desse brigadeiro branco de coco da seguinte maneira: rale 500g de chocolate meio amargo. Esquente em uma panela 250ml de creme de leite fresco e misture o chocolate. Quando der o início do processo de fervura desligue. Misture por mais alguns minutos de forma a garantir que fique bem homogênea a ganache. Jogue-a por cima do brigadeiro branco e enfeite com coco ralado por cima. Cubra com papel filme e mantenha na geladeira por, pelo menos, 1 hora.
Voilá!
Sobremesa boa para preparar o gran finale do seu almoço ou jantar sem muita complicação!
Bon appétit!

6 comentários: