quarta-feira, 4 de abril de 2012

Macarrão à bolonhesa

Esta é, sem dúvida, uma receita que quebra o galho na hora do aperto! Obviamente que esta receita não é, nem de perto, feita conforme aquela original, verdadeiramente italiana. O molho bolonhesa típico leva diversos ingredientes que muitas pessoas nem sonham! Além da carne moída, e do molho de tomate que costumamos usar, ele leva bacon, cenoura, aipo, vinho branco e acreditem, até leite! Descobri isso no blog Italianadas em Sampa. Mas mesmo sabendo disso, fiz a minha "macarronada" como de costume mesmo.


Esse prato eu faço muito. Primeiro porque sou uma louca alucinada por massas. E segundo, porque é muito rápido! Apesar de descobrir outro dia que não é recomendável comprar aquelas bandejas de carne moída (dizem que não é carne de qualidade) eu sempre procuro ter uma dessas no congelador. De qualquer maneira, pedir ao açougueiro para separar 1/2Kg de carne moída para a hora que "o bicho pegar" vale a pena! Lata de tomate pelado é obrigatório ter em casa! Assim como, uma de molho pronto. Vamos lá!
Ligue a água que cozinhará a massa.
Misture 1 lata de tomate pelado e 1 de molho pronto no liquidificador bem rápido. Só para dar uma quebrada nos tomates. Reserve.
Pique 1 cebola e 1 dente de alho. Jogue um fio de azeite em outra panela e frite a cebola e depois o alho. Agora misture a esses dois 1/2 Kg de carne moída. Mexa por aproximadamente 5 minutos e adicione o molho. Ele ficará por 20 minutos em fogo médio. Adicione sal e ervas de provence. Prove para conferir o sal. Se o molho estiver muito ácido (isso vai depender do molho pronto) adicione 1 colher (das de chá) de açúcar.
Quando for cozinhar a massa, adicione também as ervas de provance na água, além do sal e do azeite, pois elas dão um toque aromatizante bem especial!
Massa pronta? Sirva o molho por cima, polvilhe queijo parmesão ralado e folhas de manjericão para enfeitar.
Bon appétit!

2 comentários:

  1. O macarrão tem seu lugar, com certeza.
    Rápido, prático e saboroso.
    Esse da foto parece exatamente com isso...
    Bj Dri.

    ResponderExcluir