segunda-feira, 12 de março de 2012

Wraps

Outro dia me bateu a idéia de trazer mais uma opção para a hora do lanche. As vezes, na correria do dia-a-dia, deixamos de elaborar pratos saudáveis e com boa apresentação. Os wraps são excelentes opções! Muito fáceis de fazer, são uma espécie de sanduíche enrolado.
A minha primeira experiência, confesso, foi um pouco desastrosa... Mas é conferindo onde erramos que acertamos!
Percebi, por exemplo, que ao fazer o wrap com a folha de pão sírio, melhor não utilizar o creme de ricota ou cream cheese direto na folha. Caso contrário, ela ficará molhe, firará e aí o enrolado vai por água a baixo!

Eu fiz alguns sabores que ficaram bem legais! Bom, mas para começar, será preciso que providencie a folha de pão sírio ou o próprio pão sírio, porém, daquele mais fino, que dê para enrolar. O Wrap original é feito com uma massa própria, mas nós podemos aqui adaptar a ingredientes mais fáceis e disponíveis no mercado.   Mas vocês verão aqui nas fotos que alguns parecem que não ficam, à primeira vista, um wrap de verdade. Mas depois que cortamos, garanto que ficam ótimos e a apresentação é bem bacana!


Esse da foto à direita é o meu preferido! Para fazê-lo utilizei nozes picadas, damascos secos picados em tiras, creme de ricota e presunto parma. Espalhe todos os ingredientes por cima da folha de pão sírio e enrole-o. Pela experiência que tive dessa vez pude entender que quanto mais apertado você conseguir enrolar, melhor ficará o seu wrap. Esse aí eu enrolei até pouco, mas depois de cortar o enrolado em 3 pedaços, verifiquei que ficou bem legal.



O segundo que fiz, que ficou extremamente saboroso, mas que não consegui tirar um foto digna para postar para vocês foi o de salmão cru com cream cheese (ou creme de ricota) e alface. Ficou muito saboroso e, além disso, com uma aparência boa, colorida, com contraste ente os tons do peixe e da alface. Na hora de servir, sugiro jogar algumas gotinhas daquele molho cremoso de balsâmico com limão. Dá um toque todo especial ao prato!

O terceiro foi o bom e tradicional presunto com muçarela, alface e maionese.
Uma combinação bem comum, mas que é certeira! Só de estar em formato de wrap já muda de figura e parece que até mesmo o sabor!
A apresentação em pratos individuais, caso queira fazer uma espécie de entrada ou sanduíche oficial e principal do lanche, fica bem bacana com alface ao redor. Ela dá certa vida e cor ao prato, o que agrada aos olhos antes de conquistar o paladar.



O bacana de se fazer os wraps é simplesmente sair da rotina do bom e velho sanduíche. Os ingredientes podem ser variados, de acordo com o gosto de cada um. O que vale é ter a opção de servir um tipo de lanche que é muito fácil, prático, rápido, com ingredientes simples e que fazem parte do nosso dia-a-dia.
Espero que consigam fazer sucesso por aí no lanche de vocês!
Bon appétit!

6 comentários:

  1. A minha receita de wrap é tabule com pasta de grão de bico. =)

    Amo também de carpaccio. Mas confesso que meus wrpas não ficam muito bonitinhos, não. É difícil enrolá-los direitinho.

    Beijo!!!!

    Ciça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm. Ciça! Essa dica de wrap árabe é muito boa! Vou experimentar qualquer dia! Também achei um pouco chatinho para enrolar. Mas acho que com a prática podemos ficar bem feras! Beijos!

      Excluir
  2. Adorei a dica de hj Adriana... tb faco wraps por aqui! E eu aprendi com uma amiga sueca um petisco bem legal. Vc faz um wrap com presunto, mussarella e um pouco de cream cheese misturado com tabasco. Corta o wrap em rodelas de uns 3cm e leva ao forno até ficar coradinho... Delícia!!! Pra quem quiser experimentar.... hehehe. Grande beijo! ;) Ale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica, Ale! Levando ao forno a muçarela dá uma derretida... Hummm... deve ficar fantástico! Valeu!

      Excluir
  3. Boa sugestão para variar no lanche do dia a dia. As fotos ficaram ótimas. Deram água na boca. Vou experimentar em breve. Alguma receita com frango desfiado deve ficar bem saborosa também.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Com certeza o frango desfiado com cream cheese ou creme de ricota deve ficar maravilhoso!

      Excluir