domingo, 4 de março de 2012

Ratatouille

Outro dias postei aqui para vocês a sugestão do filme Ratatouille. Uma animação muito divertida de uma ratinho que ajudou um garoto a se tornar um chef conhecido na França. Ele conquista um famoso crítico da gastronomia com um prato que lembrou a infância do mau humorado francês: a ratatouille. É um prato que dizem ter origem em torno da Provença e de Nice, no século XVIII. Pode ser tanto usado tanto como prato principal como acompanhamento para uma proteína ou, até mesmo, uma massa. 

Quando resolvi fazer esse prato, fiquei imaginado a montagem como a linda cena da animação.Obviamente que não cheguei nem perto! Então comecei a pesquisar e vi que, originalmente, é assim como o da foto abaixo. Uma mistura de legumes que é realmente muito interessante e saborosa.
Mas vamos ao que interessa. Para fazer serão necessários 1 berinjela grande, 1 abobrinha grande, 1 cebola média, 1 pimentão vermelho, 2 colheres de sopa de azeite, 1 folha de louro, 1 pitada de açúcar e 1 lata de tomates pelados (ou, para quem gosta de ficar horas na cozinha, 2 tomates fervidos e sem pele e caroços para fazer o molho. Eu prefiro ser mais prática!).


Para começar, tire as sementes e pique os pimentões, a cebola, a abobrinha e a berinjela e os tomates em rodelas. Reserve. Os legumes serão passados na frigideira com um fio de azeite e alho picadinho bem miudinho, rapidamente. Primeiro, frite o pimentão. Quando estiver cozido, mas não excessivamente mole, retire e deixe escorrer em papel-toalha. Reserve. Depois faça o mesmo com a cebola, até dourar, sem deixar escurecer. Quando estiverem douradas, acrescente um pouquinho de sal, retire do fogo e reserve.
Repita o procedimento com a abobrinha. Ela vai estar no ponto quando tiver soltado toda a água. Salgue levemente no final e também reserve. Ferva as fatias de beringela, escorra-as e seque-as em papel toalha. Passe-as na frigideira da mesma forma que os outros legumes.
Em uma panela grande coloque o azeite, o alho picado, 1 colher (das de café) de açúcar, 1 folha de louro, sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente os tomates pelados e deixe cozinhar por mais ou menos 45 minutos, até que derretam. Monte o prato com os legumes, intercalando-os. Retire a folha de louro e jogue o molho por cima dos legumes. Voilá! Seu ratatouille está pronto para acompanhar uma bela carne ou massa! Uma ótima opção para começar a semana bem saudável!
Bon appétit!

2 comentários: