terça-feira, 6 de março de 2012

Peixada da Liginha

Imagine a cena: você fechando os olhos ao dar a primeira garfada de um prato, sentindo um aroma surreal, de tão bom e um sabor inesquecível.
É exatamente esta a sensação ao se deliciar a peixada da Liginha.
Humildemente eu perguntei: É fácil de fazer? E ela respondeu que sim...
Pronto! Pensei. Vai para o blog! Como assim um prato tão maravilhoso pode ficar de fora das dicas de receitas que deixo aqui para vocês? Não pode! Não! Definitivamente vocês precisam dessa receita MA-RA-VI-LHO-SA para fazer em casa. E lá vem ela!
Vamos começar o procedimento retirando as peles e as semente de 2kg de tomates. Para retirar a pele vocês devem jogá-lo na água fervendo. Isso facilita muito! Jogue as sementes fora. A pele irá para o liquidificador. Separe 2 tomates e deixe-os separados dos demais. Os outros descascados devem ser cortados em rodelas. Reserve-os. Lave e retire o miolo de 2 pimentões vermelhos. Corte-os em rodelas e também reserve. Descasque 4 cebolas, separe 1 e as outras corte em rodelas. Reserve. Agora pegue 2kg de filé de peixe já limpos (ela usa o surubim) e tempere com o suco de 1 limão e uma pitada de sal. Reserve.
O próximo passo é fazer o molho. Bata junto àquela pele que você jogou no liquidificador aqueles 2 tomates sem pele que separou, a cebola que também estava reservada, 1 cenoura em pedaços e 3 colheres (das de sopa) de azeite. Bata até ficar com consistência pastosa.
Por enquanto está fácil, certo?
Em uma panela de pedra DESLIGADA e untada generosamente com azeite, coloque os ingredientes em camadas, na seguinte ordem: Tomates, pimentões, cebolas, coentro, molho e o peixe. O coentro será retirado da peixada após ficar pronta. Repita as camadas até acabarem os ingredientes, finalizando com tomate, pimentão, cebola e coentro. As camadas devem ser fartas! Dependendo do tamanho da panela serão duas ou três camadas de cada. Após a montagem, derrame duas garrafinhas de leite de coco e tampe a panela. Ligue o fogo e após aproximadamente 40 a 50 minutos estará pronto. Não é necessário mexer.
Para acompanhar, a Liginha serve um angu branco divino! Basta misturar no liquidificador 1 caixa de creme de arroz e 1litro e 1/2 de leite. Leve ao logo e acrescente uma pitada de sal, uma pitada de açúcar (mais ou menos 1 colher das de café) e as duas garrafinhas de leite de coco. O sabor é levemente adocicado. É preciso mexer o tempo todo, até que o angu tome consistência e comece a desgrudar da panela. Aí está pronto.
Esse prato é simplesmente o máximo! Foi a segunda vez que eu tive o enorme prazer de degustá-lo na casa dessa amiga tão querida e excelente cozinheira.
Eu amarei saber que os visitantes deste blog tiveram a oportunidade de provar esse néctar dos deuses. Basta deixar um comentário aqui me contando!
Bon appétit!



8 comentários:

  1. A cara está ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aroma e o sabor também são maravilhosos!

      Excluir
  2. Esse creme de arroz é qual Driela????? To babando aqui! kkkkkkkkkk Bjs Eduardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Du! O Creme de arroz é aquele que você compra em uma caixinha, meio em pó, para misturar ao leite e demais ingredientes para fazer o creme. Jogue aí no google que você saberá como é a caixinha! rsrs... Adoro quando dá o ar da graça no blog! Volte sempre! Beijos!

      Excluir
  3. Sempre, faz parte do dia a dia já!!!!!!!!!!!!!!!! Valeu Driela!!!!!!! Te dou noticias depois!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza ques está se tornando um cozinheiro maravilhoso, Du!! rsrs... bjo

      Excluir
  4. Tambem nao fui convidada!
    Ultima vez que entro aqui

    Sua irma

    ResponderExcluir