domingo, 25 de março de 2012

Hambúrguer

Esses dias me deu uma vontade danada de comer hambúrguer. Mas não dava para ser aqueles de caixinhas, terríveis! Então me lembrei de um programa do Jamie Oliver no qual ele ensinou um hambúrguer fantástico. 
Adorei fazer esse hambúrguer! Em todos os sentidos e espero que todos tenham o prazer de degustar essa delícia em casa também!
Vamos à receita!
Comece moendo no processador 900g de acém. Se você não tiver um processador em casa ou qualquer outro utensílio doméstico para moer a carne, escolha um corte no supermercado e peça para moer na hora.
Numa frigideira grande, frite 1 cebola picada bem miúda, em azeite por cerca de 7 minutos e junte-a à carne.
Num pilão, soque bastante, até ficarem finos, ½ colher (das de chá) de sementes de cominho, 1 colher (das de chá) de sementes de coentro, 1 pitada de sal e 1 de pimenta. Acrescente a mistura à carne.
Adicione ½ xícara (das de chá) de parmesão, 1 colher (das de sopa) bem cheia de mostarda Dijon, 1 ovo, 60g de farinha de pão e misture bem. Se estiver muito grudento, adicione mais farinha de pão.
Abra um pedaço de papel manteiga e salpique farinha de pão por cima. Faça bolinhas com a mistura da carne e depois achate-as, modelando-as para ficarem como bifes de hambúrgueres. Coloque-os sobre a farinha de pão e salpique um pouco mais dela por cima. Leve à geladeira por cerca de 1 hora antes de fritar.
Aqueça um pouco de óleo numa frigideira e frite os hambúrgueres em fogo médio-alto por cerca de 8 a 10 minutos, virando-os de vez em quando. 
Jamie Oliver sugere servi-los em pão de hambúrguer tostado, com ketchup e um picles.
Eu fiz aquele nosso velho e tradicional hambúrguer caseiro com uma finíssima camada de maionese, alface, o hambúrguer e uma fatia suculenta de queijo cheddar.
Para acompanhar, as batatas italianas de Jamie Oliver que, confesso, dei uma adaptada meio preguiçosa. Comprei aquelas batatas palito semi-prontas. Passei rapidamente em uma frigideira com azeite e dentes de alho inteiros. Logo após coloquei em forno pré-aquecido por 20 minutos com uma pitada de pimenta do reino. Soquei no pilão 1 ramo de alecrim fresco com 1 colher (das de sopa) de sal grosso e salpiquei esse tempero divinamente aromatizado por cima das batatas. 
Definitivamente, dá para fazer um hambúrguer ser um prato fantástico!
Bon appétit!

4 comentários:

  1. Huuuummmm... Dri...
    Q delíciaaaa!!! Bora roliçar... Adorei!!!!
    Beijo!
    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karlinha, esse hambúrguer deixa qualquer fast food no chinelo!!!

      Excluir
  2. Sacanagem Dri! Deu fome demais agora! Adoro suas dicas! Bjos! Luis Otavio Freire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu!!! Esse hambúrguer é surreal! Corre para fazer para Olivia, ou peça a ela para fazer para você! rsrs

      Excluir