terça-feira, 20 de março de 2012

Ceviche

Um petisco bárbaro para servir com muito charme é o Ceviche!
Cebiche, ceviche ou seviche é um prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou lima ou outro citrico. Importante para que o sabor da receita seja conforme a original é que o peixe seja branco, sem muita gordura, nem músculo vermelho. Mas também usa-se muito o camarão, a lagosta ou mesmo polvo para fazer o petisco ou entrada.
Um pouquinho de história dessa receita que encontrei na internet para postar como curiosidade aqui para vocês: Uma primeira versão do Ceviche é registrada como sendo de cerca de 2000 A.C. entre o povo Mochica do litoral norte do Peru, onde o peixe era marinado em suco de tumbo (similar ao maracujá). Os Incas faziam algo similar usando “chincha”, bebida fermentada de milho. Ainda em tempos pré-colombianos foi acrescentada a pimenta "aji", muito picante, hoje obrigatória nesse prato. O limão só veio a ser usado a partir do século XVI quando chegaram os espanhóis, sendo hoje indispensável nas receitas.
A receita que estou postando aqui é simples. Em algumas outras vocês poderão encontrar muitos outros ingredientes compondo o prato. Mas essa, para mim, já é perfeita!
Para 4 filés de peixe branco (eu usei o linguado), corte em cubos bem pequenos 1 pimentão vermelho e 1 amarelo, 1 cebola (eu usei a rocha) e o suco de 3 limões. Tempere o peixe com sal e pimenta do reino branca. Corte-o em cubos, misture-o aos outros ingredientes e deixe na geladeira por, pelo menos, 40 minutos. Quanto mais tempo ficar na geladeira melhor, pois o peixe vai marinando no suco do limão e ficando cada vez mais saboroso!
É somente isso! Acreditem! Para quem curte sabores ácidos e cítricos, este é um prato maravilhoso.
Servi-lo em colherinhas individuais, ou pequenos potinhos é muito charmoso. Mas também é muito elegante em uma vasilha pequena, com torradas ao redor para comer com o petisco.
Bon appétit!

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Então deixe de preguiça e faça aí para o seu pessoal de BSB! Depois me conte o sucesso! Beijos!

      Excluir
    2. Mais uma receita pra ser roubada, com certeza!

      Excluir
    3. Você está só falando... Quero saber os resultados, viu! Me conte aqui depois no blog! Já sei que tem algumas guardadinhas aí para fazer! Posta depois os comentários das experiências. Tenho certeza que vai arrasar muito mais que eu na cozinha! Beijos!

      Excluir
  2. Dri, adorei a receita! Vc poderia dar dicas de onde e bom comprar peixe branco em bh? Bj. Fernanda Siqueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, para esse ceviche eu comprei o linguado no supermercado, mesmo. Aqueles que vem em filé congelados. Mas tenho um fornecedor muito bom de frutos do mar. Vou pegar o telefone dele para lhe passar. Beijos.

      Excluir
    2. Telefone do Flávio, fornecedor de frutos do mar em BH 32962330 ou 99763867

      Excluir
  3. Pessoalmente acredito que no brasil existem peixes ideais para o ceviche, sou peruano e no meu pais ja comí ceviche dos bons e em belo horizonte tamben da pa comer um bon ceviche. Moro em belo horizonte a mais de 16 anos e num principio achei que somente o linguado ou alguns peixes de carne branca so serviriam, mas depois com o tempo vi que a arte não esta muito na qualidade dos peixes se não na maneira de fazer porque quem sabe facer ceviche verdadeiramente usa varios tipos de peixe DE PREFERENCIA FRESCO, por exemplo so uma dica basica o peixe do mar chamado DOURADO DO MAR tem que ser grande porque a carne é mais encorpada , mas se comprar o dourado pequeno a carne não serve porque vira gelatina e entre outros que existem por ahi que logico não vou falar, e tamben alguns peixes de agua doce servem para um bom ceviche,, muita gente acha que ceviche é so misturar limão pimenta e sal mais alguns temperos é isso é errado , mesma coisa que falar que feijoada é so meter feijão preto com orelhas,linguiças, carne de sol e etc tudo na panela de presão e finalizar, mas se procesamos de outra maneira como colocar na presão tudo sem nenhum tempero so por 20 minutos depois desliga o fogo e no dia siguinte novamente na presão com temperos completos e para finalizar quema alho e ferventar a feijoada no fogo lento é outra coisa, ceviche mesma coisa, tudo bem as pessoas estão aprendendo a facer ceviche mas não é uma unanimidade, a calda do ceviche por exemplo não pode ser transparente pelo contrario tem que estar um pouquinho branca por causa da reação do peixe com o limão e o sal....UM ABRAÇO https://www.facebook.com/profile.php?id=100000950425921 paulinoperu@ig.com.br paulinomusico@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Mande a receita original para nós! É sempre bom aprender as originais também!

    ResponderExcluir