quinta-feira, 22 de março de 2012

Camarão tropical

Essa receita é, sem dúvida, uma daquelas super fáceis e que impressiona. Um prazer gustativo definitivamente surreal! 
No último final de semana tive o prazer de receber o ganhador do sorteio do Espumante Rosé da Rio Sol, meu querido amigo Hanny, sua namorada Livia, a Lara e minha irmã.
Queria fazer alguma receita que não me deixasse muito tempo na cozinha e que fosse inesquecível.
Há tempos venho querendo fazer alguma receita com camarão e esta me veio à memória. Minha mãe já a faz há tempos e nunca erra! 
O tempo na cozinha foi um pouco maior do que eu pretendia, pois inventei de fritar a batata palha e, sinceramente, acho que foi a primeira e última vez! Da próxima pedirei à Marta, que é expert no assunto lá na casa da mamãe. É uma trabalheira danada frita-las. Após lavar, descascar e ralar (e ao final eu já usei o meu fantástico processador!) é preciso secar as batatas com um pano de prato para, somente depois de bem secas, fritá-las em gordura quente, porém não fervendo. O processo é um pouco demorado até que elas fiquem bem douradas e crocantes. Foi custoso! Mas valeu a pena o prazer à mesa dos meus convidados. Bom, mas a receita que nos interessa hoje é o camarão tropical, que pode ser servido com essa batata palha, arroz ou com batatas sauté.
Para 6 pessoas, 3 kg de camarão, 2 vidros (ou latas) pequenos de suco de manga de consistência mais grossa (eu usei o Tial), 1 maracujá; 1 lata de creme de leite, 1 cebola, 1 dente de alho, azeite, manteiga, 1 pimentão, nós moscada, pimenta do reino branca e preta.
Para começar corte o maracujá e despeje no liquidificador. Adicione 1/2 xícara de água. Pulse 4 vezes rapidamente, apenas para que a polpa separe das sementes, porém sem quebrá-las. Coe e reserve, tanto o suco, quanto as sementes. Pique a cebola em cubos pequenos. Jogue uma colher de sopa de azeite em uma panela e refogue esta cebola que picou, o dente de alho, e o pimentão, também picados bem miúdos. Quando a cebola estiver ao vidro (transparente) adicione o suco de manga. Tempere com uma pitada de sal, nós moscada, pimenta do reino e pimenta branca. Misture o caldo de maracujá e deixe ferver um pouco. Enquanto isso, em outra panela, jogue 1 colher (das de sopa) de azeite e refogue o camarão, já temperado com sal e pimenta do reino branca por 3 minutos. 1minuto e meio de cada lado. Quando o camarão é grande, é preciso virá-lo. Cuidado para não passar do ponto e ficar borrachudo! São poucos minutos mesmo! Agora o molho já deve estar fervendo, certo? Então desligue o fogo e dissolva o creme de leite nele, misturando bem e rápido para não talhar. Adicione os camarões e os caroços do maracujá. Sirva com arroz branco e batatinha palha ou sauté.
Prepare-se para os aplausos!!!
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário