terça-feira, 27 de março de 2012

Bolo Guinness

Outro dia resolvi fazer um bolo com cerveja. Procurei sem cansar na internet e me deparei com uma receita da Nigella. Claro! Sempre a inglesa me salva!
Confesso que ao ler os ingredientes fiquei bem receosa. Mas após concluir a receita e apresentá-la aos meus colegas de trabalho tive a certeza de ter acertado em cheio! Sinceramente, acho que nunca fiz um bolo tão bom na minha vida! A Guinness é uma cerveja escura, muito apreciada pelos homens por causa do seu sabor amargo e forte. E são extamente essas características que dão ao bolo um toque muito que especial. E mais uma excelente notícia: o bolo é facílimo de se fazer!
Vamos começar ligando o forno para já deixá-lo pré-aquecido. Logo após, deve-se untar uma forma de bolo, daquelas de fundo falso, com manteiga, polvilhando por cima farinha de trigo para que o bolo não grude na hora de desenformar.
A massa do bolo é feita da seguinte maneira: em uma panela média, coloque 250 ml Guinness (ou outra cerveja preta. Eu usei a Guinness porque estava na receita da Nigella e quis fazer idêntica!) e 250 g de manteiga sem sal em pedaços, aquecendo até que ela derreta. Desligue o fogo e acrescente 75g de cacau e 400g açúcar, mexendo com uma colher para misturar. Na batedeira ou com um fouet, bata 142 ml de iogurte, 2 ovos e 1 colher (das de sopa) de essência de baunilha. Coloque este creme na panela, adicionando por fim 275 g de farinha de trigo e 2 1/2 colheres (das de chá) de bicarbonato de sódio, mexendo até ficar bem homogêneo (eu dei uma batidinha na batedeira - 2minutos). Despeje a massa na assadeira e leve ao forno de 45 minutos. No meu forno foi extamente esse o tempo. Fiz o teste do palito e com 45 minutos ele saiu sequinho! Após retirar do forno, deixe esfriar na própria assadeira por aproximadamente 20 minutos e, somente após, desenforme.

Para fazer essa cobertura ma-ra-vi-lho-sa e super inusutada, bata com na batedeira 300 g cream cheese e 150 g de açúcar de confeiteiro para que sem pelotas, e o açúcar fique bem incorporado. Depois acrescente 125 ml de creme de leite (eu usei o fresco para ficar mais leve, mas a receita não faz qualquer referência nesse sentido). Bata até que fique bem macia a cobertura. Espalhe-a sobre o bolo com uma espátula.
Essa é, definitivamente, a mistura de ingredientes mais inusitada e deliciosa que eu já experimentei.
Resolvi que iria distribuir as calorias para os meus colegas de trabalho e levei o bolo na segunda-feira. Resultado: Acabou antes do almoço!
Alguma dúvida se isso é realmente bom?
Bon appétit!

34 comentários:

  1. eita, advogada danada!! parabéns, este bolo é dmais. Falo pois experimentei.... mais de uma vez rsrsr

    Tania Mara

    ResponderExcluir
  2. Adriana,
    o quê que é isto!!! Menina!
    Parabéns. O bolo ficou maravilhoso.
    Foi um privilégio poder provar este bolo.
    Um abraço,
    Luiz Alberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vindo de um cozinheiro tão experiente como você, fico muito lisonjeada com esse elogio, Luiz! Obrigada! Que bom que gostou!

      Excluir
  3. Huuuuummmm
    Esse bolo ficou uma delícia.
    Testado e aprovado!!!
    Valei Dri.

    ResponderExcluir
  4. Esse eu tenho que dar meu depoimento!!
    bom demais Dri!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amandinha! Quem sabe semana que vem tem mais gordudices aqui para nós! Rsrs...

      Excluir
  5. Parabéns pela receita, Dri! Inusitada e deliciosa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ter notícias suas fazendo esse bolo para o maridão, viu! rsrs

      Excluir
  6. Perfeito no sabor e na aparência, simplesmente demais. Parabéns por mais uma obra prima com sua assinatura.
    Um abraço, Manoel.

    ResponderExcluir
  7. Esse ficou maravilhoso..´
    Aprovação unânime ;D

    Muitoo BOM!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ivânia! Por isso que gosto tanto de trazer minhas comidinhas para vocês!

      Excluir
  8. feliz feliz =)

    Evelynn.

    ResponderExcluir
  9. Já tomei muita Guinness, e é uma das minhas prediletas...
    Nunca imaginei que um dia eu ia ter oportunidade de comer Guinness. Hahaha.
    Pronto, era a receita que q faltava pra eu viver só de Guinness!!!! Uhuuuu!
    Bjo, Dri!

    ResponderExcluir
  10. Quero só ver se vai fazer esse bolo, Lobão!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Já escolhi o prato (camarão na manga) e a sobremesa. Agora só falta eu escolher uma entrada. Alguma sugestão? Tava pensando naquela sopa de cebola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sopa de cebola pode ficar pesada com esses outros itens do menu.
      A não ser que faça em recipientes bem pequenos. Apenas uma espécie de "petit menu", ou o tal "menu desgustacion"...

      Sugestões de entradas interessantes:
      - ceviche (http://adrianalafeta.blogspot.com.br/2012/03/ceviche.html)
      - carpaccio roll (http://adrianalafeta.blogspot.com.br/2011/10/pestisco-para-visita-surpresa.html)
      - brusquetas (http://adrianalafeta.blogspot.com.br/2011/11/inventando-brusquetas.html)
      - mini quiches (http://adrianalafeta.blogspot.com.br/2012/02/quiche-loraine.html)
      - salada verde com lula (http://adrianalafeta.blogspot.com.br/2012/02/salada-verde-com-lula.html)
      - mini wraps (http://adrianalafeta.blogspot.com.br/2012/03/wraps.html)

      Cuidado com entradas pesadas, pois podem atrapalhar a apreciação do prato principal! Beijos

      Excluir
  12. oi! tenho que fazer uma receita irlandesa para um trabalho na faculdade e estava pensando em fazer esse bolo. só que temos que usar um ingrediente "inusitado", um elemento surpresa. o que aconselha? pensei em acrescentar algo à calda mas fico receosa de alterar a harmonia de sabores. help!

    ResponderExcluir
  13. É Maria Carmem. Esse "dever de casa" está bem difícil! Mas eu já acho a mistura da calda bem diferente para tentar acrescentar alguma coisa. Já experimentou a receita?

    ResponderExcluir
  14. ainda não.. vou tentar hoje. não sei o que usar nessa associação forçada :( pensei em laranja na calda, mas acho que não combina, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez raspas da laranja. Mas mesmo assim, pode ser um pouco arriscado! Experimente! Só assim saberá o resultado! Depois me conte se ficou bom o ingrediente inusitado! :)

      Excluir
  15. Olá :)
    Conheci hoje o seu blog e fiquei rendida :) Já fiquei seguidora :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza! Que bom que gostou! Seja sempre bem vida! ;)

      Excluir
  16. cheguei aqui via este bolo, adorei seu blog, parabéns!!

    ResponderExcluir