sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Salada verde com lula


Mais uma das maravilhas da Nigela. Como de costume, um prato super gostoso, prático, muito rápido e fácil de se fazer.
Tenho experimentado servir como petisco uma boa salada ao invés de milhões de gordudices na hora de bater papo com os amigos e tomar um vinho. E essa idéia tem funcionado e agradado bem! Aqui em casa essa salada ver de lula nem sobrou! Tomamos os vinhos, batemos papo e nos alimentamos direitinho, em alto estilo!
Você pode conferir o vídeo da Nigela fazendo essa salada no site do GNT.  Mas por aqui também ensino a vocês esse prato refrescante e super saboroso!

Começamos pelo molho verde. Em um liquidificador ou processador, bata 1/2 ramo de hortelã, 1/2 ramo de salsinha ou cebolinha, 1 limão sem casca, 1 dente de alho picado, 1 chilli verde (como eu não encontrei essa pimenta verde, peguei 3 vermelhas do meu vaso de pimentas mesmo!), 1 colher (das de chá) de caldo de peixe (aqui no Brasil não sei se encontramos o mesmo caldo de peixe que a Nigela usa, que vem já líquido em um vidro. Como não tinha por aqui, usei uma colher (das de café) de hondashi - um tempero para peixes japonês), 1 colher (das de chá) de açúcar e Óleo vegetal (eu usei o azeite extravirgem). 
Esse óleo ou azeite, ela diz que é para ir colocando aos poucos enquanto os outros ingredientes estão sendo misturados. Tentei conferir a medida que ficasse boa e a minha foi de 5 colheres (das de sopa).  A consistência é a de um creme grosso. Reserve o molho.
Agora vamos às lulas. 500g limpas e cortadas em rodelas. Ainda bem que já podemos comprá-las assim! Vamos passá-las na frigideira com um fio de azeite. 1 minuto e meio de cada lado para não ficar igual a uma borracha! Retire-as do fogo, ponha-as em uma tigela e tempere com sal a gosto. Deixe esfriar.
Para montar as salada, vamos utilizar 1 molho de rúcula e 1 cebola roxa cortada em meia-lua fina. Em um prato grande, disponhas as rúculas e jogue a cebola cortada por cima. Acrescente o molho verde à lula e misture bem. Em seguida, decore a salada com esses maravilhosos frutos do mar!
Escolha uma bela paisagem para apreciar esse prato e 
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário