quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Salada Fattoush

Após as farras do carnaval nada melhor que retomar a dieta saudável. E foi por isso que escolhi postar hoje a salada Fattoush, que encontrei no blog Papo de Sheik. Em árabe: فتوش, fattush, fatush ou, ainda, fattouche. 
Trata-se de uma salada árabe preparada com lascas de pão sírio frito ou torrado, combinadas com uma mistura de folhas verdes, ervas e vegetais frescos. A salada fattoush pertence a família das preparações conhecidas como fattat (plural) ou fatta, que utilizam pão sírio adormecido como ingrediente base. A preparação é bastante simples.
Corte 2 tomates em cubos (+- 1cm), 1 pepino cortado em cubos, 1/4 xícara de salsa fresca picada, 1/4 xícara de cebola cortada em cubos, 1/4 xícara de pimentão verde cortado em cubos, 1 alface rasgada e 5 xícaras de pão sírio torrado ou frito, já cortado em quadrados de aproximadamente 2-3 cm cada (não precisa ser certinho). Eu preferi assar, pois fritar o pão retira a idéia do prato light!
Para o molho, em uma travessa pequena, coloque o 3 dentes de alho picado, 3/4 xícara de azeite de oliva, 1/2 xícara de suco de limão, 1/4 xícara de hortelã fresca picada, sal e pimenta do reino a gosto. Misture bem, prove e acerte o sal e a pimenta. Em uma travessa grande e funda, combine todos os ingredientes da salada e misture bem com as próprias mãos. Derrame o molho sobre a salada e sirva imediatamente.
O bacana desta salada é seu frescor misturado com a leve crocância do pão árabe assado. Ele se tona uma fina torrada que dá um toque todo especial ao prato.
De volta à realidade. Adeus às gordudices do carnaval!
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário