quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quiche Loraine

A Quiche Loraine é uma das maiores especialidades da minha mãe. É tão, mas tão boa, que a gente só consegue parar de comer quando não cabe mais nehuma pulga dentro do nosso estômago! A da foto de hoje vai com méritos para a mamãe mesmo, pois eu não estava lá na hora de parti-la.
Fato é que essa receita é boa mesmo!
E também é prática. São três etapas. A massa, o recheio e o molho. 
Começamos pela massa. Misture 200g de farinha de trigo com 100g de manteiga em pedaços na temperatura ambiente até formar uma farofa unida.
Junte 1 gema, 1 pitada de sal e 1 colher (das de sopa) de água gelada aos poucos até formar uma massa homogênea. Forme uma bola. Trabalhe rapidamente, enrole a massa em papel de alumínio e leve à geladeira por meia hora. Depois disso, abra a massa com um rolo, e, com ela, forre a forma, fure-a com um garfo em vários pontos. (Ficará como eu mostrei no post da torta de limão).
Agora vamos ao recheio. Coloque 100g de bacon no microondas por mais ou menos 2 minutos sobre papel toalha absorvente. Jogue no fundo da forma, por cima da massa, junto com 100g de presunto também picado em cubos bem pequenos.
Por fim, o molho que colocaremos por cima desse recheio. Bata no liquidificador 1 lata de creme de leite;
250ml de leite; 4 ovos inteiros; 2 gemas; 1 pitada de nós moscada; 1 caixa de queijo fundido picado, 1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta do reino e 1 colher de chá de maisena. Bata bastante e despeje por cima do bacon e presunto. Leve ao forno e vigie. Após aproximadamente 30 minutos, confira se já subiu o recheio e ficou corado como o da foto. Pronto! Sua quiche loraine sairá assim! Como a da foto! Nossa... eu quase sinto o aroma dessa torta quando olho para essa foto... Bon appétit! 

4 comentários:

  1. Ai que delíciaaaa...
    Vou roliçar demais!!!
    Bjoo
    Karla Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Dri,

    Eu amoooooo Quiche...
    Vou me fartar com esta receita...
    Adorei!!!

    Águida

    ResponderExcluir