quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Damascos Recheados de Cream Cheese

Hoje estou trazendo mais uma boa opção para encrementar sua bandeja de pestiscos. É o damasco recheado com cream cheese.
Ele agrada muito em razão da mistura do doce com o sal e da levesa do sabor.
Curiosidades sobre o damasco que encontrei no site Nutrição em pauta: além de gostoso, na forma seca apresenta uma grande quantidade de ferro e fibras. É uma das melhores fontes de vitamina A, E, B2, C e licopeno. Para se ter uma idéia, três damascos proporcionam 30% da quantidade recomendada por dia dessa vitamina. 
Os melhores damascos do mundo vêm de Hunza, no Paquistão. A população de Hunza é considerada uma das mais saudáveis do mundo, com uma expectativa de vida de mais de 100 anos, e praticamente sem nenhum histórico de câncer! A dieta destes paquistaneses consiste, naturalmente, de muitos damascos, sejam eles frescos ou secos. Também utilizam seu óleo para cozinhar, em loções faciais e costumam comer os caroços, picados ou moídos, misturados com mel. A longevidade e a boa forma da população de Hunza foram atribuídas às altas concentrações de vitamina B17, conhecida como amidalina ou laetrile na sua forma pura, encontradas dentro do caroço do damasco, e que ajudam na prevenção do câncer. Os habitantes de Hunza consomem, por dia, entre 50-75mg desta vitamina, e praticamente inexistem ocorrências de doenças do coração, pressão alta e colesterol. As sementes também são ricas em proteínas e gorduras. 
É... parece que essa frutinha tem muito a nos oferecer além do sabor!
Você também pode usar de recheio o queijo gorgonzola, um pouco mais forte, mas que combinado com o damasco também apresenta uma surpreendente sensação gustativa.
Nessa bandeja da foto eu servi o melão com presunto parma, queijo gouda tradicional e temperado com ervas e azeitonas. Vejam como é simples montar uma bandeija de petiscos saborosos sem dar trabalho, que agrada a todos e ainda por cima fica um charme na mesa!
Para acompanhar, nesse dia que estava com o clima bem maluco, variando com pancadas de chuva e um sol maravilhoso, nada melhor que aquele fantástico espumante Rio Sol Rosé que indiquei em outro post.
Bon appétit!

*E não esqueçam! O sorteio do espumante acontecerá na próxima quarta-feira, dia 22/02/2012. Faça o seu cadastro!

Um comentário:

  1. excelente idéia! era bem o que eu procurava...

    ResponderExcluir