terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Suflê de cottage



Em mais uma dessas minhas navegadas pela internet em busca de delícias lights encontrei no site da Revista Boa Forma o Suflê de cottage.
Confesso que inicialmente não coloquei muita fé na receita. Mas como ela se parece um pouco com as outras de suflê que já vi, resolvi experimentar...
O duro e decepcionante do suflê é vê-lo crescendo, lindo, maravilhoso no forno e que quando retiramos para servir ele murcha e a gente vai diminuindo juntinho dele...
Mas eu tenho uma boa notícia! Existe no mercado um produto que não deixa isso acontecer! Sim! Há uma esperança para conseguir levar o suflê bem fofo para a mesa e deixar seus convidados impressionados e babando! É o Cremor de Tártaro. Muito utilizado na fabricação de doces, mas também serve para levantar o seu suflê e deixá-lo lá em cima no tempo certo!
Bom... Mas o lado negativo do suflê também existe e é o fato de não ser possível deixar quase nada pronto com antecedência!
A mistura dos ingredientes tem que ser feita exatamente antes de ir ao forno.

Para fazer essa receita de hoje inicie acendendo o forno para que já fique quente na hora de colocar o suflê. 
Em uma panela, jogue 1 colher (das de sopa) de manteiga e vá dourando 2 colheres (das de sopa) de farinha. Vá juntando ao poucos. Depois, também aos poucos, junte 2 xícaras (das de chá) de leite, mexendo sem parar para não empelotar. Tempere com um pouco sal, experimente para ver se está no ponto e cozinhe por três minutos. Cuidado para não salgar demais porque após esses três minutos deve ser acrescida 1 xícara (das de chá) de queijo cottage e 1 colher (das de café) de pimenta dedo-de-moça picada bem pequena. Deixe essa mistura esfriar um pouco. Bata 2 claras em neve. Assim que elas estiverem bem firmes (daquela forma que quando colocamos de cabeça para baixo ela nem se move), junte-as delicadamente à mistura de queijo.

Você pode optar por assar em pequenas formas individuais ou em uma travessa refratária maior. Qualquer que seja a sua opção, será imprescindível que unte com manteiga antes de despejar a massa do suflê e levá-la ao forno preaquecido para assar por cerca de 30 minutos ou até dourar. 
Não abra o forno antes de ter absoluta certeza que já está bom (dourado). Caso contrário ele vai murchar! 
Mas se estiver lindo, pode retirar e servir imediatamente.
Outra boa notícia sobre essa receita: ela rende 4 porções. Se você utilizar todos os ingredientes na versão light, cada uma terá penas 98 calorias. Se usar na versão normal, ainda assim, serão apenas 144 calorias por porção!
Um boa dica para acompanhar esse suflê é aquele filet que fazemos em 15 minutos e que já postei aqui para vocês.
Bon appétit!

3 comentários:

  1. adriana lafeta toledo24 de janeiro de 2012 21:53

    Como sempre, ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Vai aqui uma curiosidade que recebi de um visitante muito carinhoso deste blog que recebi por email.
    "soufflé ou suflê (aportuguezado) que vem de soprar, etc
    Cottage: pequena casa de campo ou de região rural (roça); campagne em francês."

    ResponderExcluir