terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Massa de tomates secos com muçarela de búfala

Vamos começar o ano com uma receita bem fácil para as horas de aperto e de muita fome!
Essa massa é extremamente simples. Precisa apenas de 1 lata de tomates sem casca, 1 xícara de tomates secos, 1 cebola grande, 1 xícara de muçarela de búfala, sal e majericão.
Comece aquecendo a água na panela onde será cozida a massa. Pique a cebola em finas fatias. Os tomates secos e a muçarela de búfala podem ser cortados em pedaços mais grosseiros. Um fio de azeite em uma panela e jogue a cebola para que fique no ponto "ao vidro" (quando dá o aspecto de transparência). Logo após acrescente a essa cebola a lata de tomates sem pele e o tomate seco. Prove o molho para conferir a necessidade de sal. Como alguns tomates secos vem temperados, é possível que para cada um a quantidade de sal seja diferente. Então, nesse caso, é muito importante provar. Salgue o quanto for necessário. O ideal é ir jogando algumas pitadas de sal e provando até chegar ao ponto ideal de tempero. Deixe esse molho cozinhando em fogo baixo e vá mexendo um pouco para não grudar na panela. Veja se a água do macarrão já ferveu. Caso sim, jogue a massa lá para cozinhar. 
Aqueles do tipo italianos que vem na caixinha demoram cerca de 11 minutos para cozinhar. Quando estiver faltando aproximadamente 2 minutos, acrescente a muçarela de búfala ao molho. Escorra o macarrão e a ele misture o molho. A muçarela vai derreter com o calor do molho e da massa. Se quiser, acresça por cima de tudo um pouquinho de parmesão e salpique manjericão. É divino e muito rápido de fazer. Em 20, no máximo 30 minutos, dependendo do tempo que a água demorará para ferver, você terá o prato completo e pronto para servir! Se quiser tornar o prato mais light, faça-o apenas com os tomates pelados, sem os tomates secos. Isso fará com que o molho fique um pouco mais fino e delicado e menos temperado, mas também é excelente. A muçarela também pode ser substituída por outro queijo menos gorduroso, mas o efeito também não será o mesmo! De toda sorte, a idéia da massa de tomate com queijo pode permanecer. A verdade mesmo é que qualquer massa com tomate é sensacional!
Bon apétit!




Nenhum comentário:

Postar um comentário