quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sopa de Cebola (receita francesa)

Outro dia minha amiga Bel chegou de Paris dizendo que o prato preferido dela na viagem foi a sopa de cebola. Pensei: que graça essa criatura viu numa sopa de cebola?
Fui pesquisar e correr atrás dos livros de Dona Matilde.
Vi que a sopa não era lá das mais difíceis e resolvi fazer no último sábado para o meu pai, que não anda mastigando muito bem. Achei que a oportunidade seria apropriada.
Depois de pronta me surpreendi. E não é que a receita é boa mesmo!? Conferi com a Bel e com a mamãe e, ao que tudo indica, ficou realmente idêntica à de Paris. Claro que me inchei de orgulho e resolvi compartilhar aqui com vocês essa delícia! 
Comece fervendo 1 1/2 litro de água e dissolva 3 caldos de carne ou de legumes (eu prefiro legumes porque acho mais leve e menos salgado).
Corte em rodelas bem finas 3 cebolas grandes e desfaça os anéis. Doure-as em 1 colher (das de sopa) de manteiga. Adicione a água com os caldos e prove para conferir o sal. Adicione uma pitada de pimenta do reino, 1 colher de café de açúcar e, se necessário, mais ou pouco de sal. Amarre um molho de salsinha e cebolinha, da mesma forma como fiz na receita de frango com aspargos e adicione à panela para dar gosto ao caldo. Cozinhe por cerca de 30 minutos para que o caldo reduza um pouco. Em uma vasilha, bata 4 gemas com 2 colheres de sopa de água e 1/2 colher de café de raspas de casca de limão. Retire os molhos de salsinha e cebolina da panela da sopa e adicione 1/2 colher de café de molho inglês. Jogue as gemas nessa sopa que deverá estar fervendo. Misture bem!

A minha mãe não gosta de colocar essas gemas, então deixo a dica aqui como um item opcional da receita, ok!
Escolha uma terrina (sopeira) que possa ir ao forno. Na casa de minha mãe há aquelas individuais, que são ideais para fazer essa receita. A Le Creuset também tem uns modelos que são de deixar a gente babando! Lindinhas demais!
Agora é a hora de montar a sopa para levar ao forno. No fundo da sopeira salpique croutons ou uma torrada (daquelas mais duras que vende em pacotes), depois acrescente aproximadamente 1 colher (das de sopa) de queijo fundido ralado (se não encontrar, tente achar algum semelhante, tipo poleguinho ou cheddar), acrescente a sopa e queijo parmesão ralado por cima dela. Leve ao forno até o parmesão gratinar. Voilá! Sinta-se em Paris! E aproveite um dia mais friozinho para degustar essa "marravilha"!
Bon appétit!


6 comentários:

  1. adriana lafeta toledo15 de dezembro de 2011 13:13

    Ótima dica pra hoje!!!Nada de sair de casa, ficar em casa e tomar essa deliciosa sopa.Amo!Ontem tomei de aspargoss, hoje vou testar sua dica.Bjo

    ResponderExcluir
  2. É uma boa mesmo, Dri! Depois conte aqui se foi aprovada! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Essa receita está selecionada para minha próxima viagem à BH, viu, anfitriã?

    Bjks!

    Ciça

    ResponderExcluir
  4. Com o maior prazer! E eu espero que essa visita aconteça em breve!

    ResponderExcluir