segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Salada de tomates assados e queijo de cabra

A salada de hoje é daquelas que preparamos para ocasiões planejadas. É uma entrada fina, de sabores intensos e suaves que se misturam. Quando digo que deve ser planejada é porque necessita ser feita em duas etapas distantes, mas todas elas sem dificuldades. 
Iniciamos com os tomates que serão assados.
Essa é mais uma receita do livro "Nigella Express". Para fazer os tomates ao forno são necessários 500g de tomates cereja (ou aproximadamente 24 unidades). Ligue o forno. Corte os tomatinhos ao meio. Acomode-os em uma assadeira com o lado cortado para cima. Polvilhe por cima deles 1 colher (das de chá) de sal, 1/4 de colher (das de chá) de açúcar, 1 colher (das de chá) de tomilho seco e 2 colheres (das de sopa) de azeite de oliva. Coloque no forno e desligue-o. Deixe lá, sem abrir, por pelo menos 12 horas. Entenderam agora o motivo do planejamento? Eu fiz a noite e deixei até o dia seguinte para abrir o forno apenas na hora de servir o almoço. Mas há a possibilidade de se fazer pela manhã para servir no jantar, por exemplo.
Para montar a salada será necessário 1 molho de rúcula ou espinafre (o que for de sua preferência). Lave-os bem e corte as folhas grosseiramente, não deixando-as muito pequenas. Sirva por cima das folhas um pouco dos tomates assados e, para finalizar, pedaços de queijo de cabra.
Faça um molho com 1 colher de suco de limão e 2 colheres (das de sopa) de azeite de oliva. Tempere a salada e salpique, se for de seu gosto, algumas folhas de hortelã por cima. Eu garanto! A mistura dos sabores é maravilhosa. O prato é bastante colorido e, por isso, muito atrativo aos olhos. E como estamos às vésperas das comilanças do Natal, nada melhor que uma saladinha para garantir a boa forma, certo! Tenham todos uma excelente segunda-feira!
Bon appétit!


2 comentários:

  1. Estou adorando essas receitas vegetarianas! Hoje devo fazer uma feira e vou incluir tomates cereja na lista, certamente! =)

    ResponderExcluir
  2. Esses tomatinhos são meus preferidos! As vezes penso que até estou exagerando com eles aqui no blog. Mas são tão perfeitos e deixam os pratos tão lindos que não resisto! ;-)

    ResponderExcluir