quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Rabanada

Para iniciar o clima do Natal, nada mais natalino que a rabanada! E olha que essa aí veio a pedidos de visitantes do blog! Obrigada Henrique Werneck e Pedro De Paoli Zander por inspirarem um dos meus dias de cozinha! ;-)
A rabanada (também chamada fatia-dourada, ou fatia-de-parida, por alguns portugueses), como muitos já devem saber bem, é feita com pão, do tipo bisnaga do dia anterior, a famosa bisnaga dormida.
Mas algumas padarias fazem uma bisnaga própria para a rabanada. Ela possui um miolo mais denso que o do pão de sal tradicional.
Passado um dia ou dois, corte essa bisnaga em fatias de aproximadamente 2 cm (um pouco menos de dois dedos de largura).
Em uma tigela misture uma xícara (das de chá) de leite e 2 ovos. Bata essa mistura com um fuet.
Se tiver muito pão, faça mais uma medida dessa mistura.
Em uma panela ou frigideira profunda, aqueça o azeite, na medida de 1 dedo de altura para fritar as fatias de pão. Passe a fatia na mistura de ovo e leite e coloque para fritar. Quando estiver dourado vire o lado e frite da mesma maneira. Deixe escorrendo em papel toalha e depois que fritar todas as fatias passe-as em açúcar refinado e, se for de seu gosto, polvilhe uma pitada de canela por cima.
Pronto! Bem simples a receita!
Deliciosa, natalina e bastante tradicional para fazer parte das nossas comilanças dessa farta época do ano.
Espero que tenho gostado!
Bon appétit!

5 comentários:

  1. E fica aqui para vocês a sugestão da Márcia Nery, que enviou mensagem com a receita dela de rabanada com vinho:
    "Vai por aqui mesmo.
    Rabanada ao Molho de Vinho
    Ingredientes:
    1 bisnaga; 300 gr de açúcar refinado; 1 col. de manteiga; 2 paus de canela; casca de 1 limão (descascado como uma laranja); 4 ovos; canela em pó; 1 garrafa de vinho tinto; 200 gr. de mel;
    óleo
    Modo de fazer:
    Corte o pão em fatias. Prepare uma calda da seguinte forma: o açúcar da receita, 1 copo de água, a manteiga, o pau de canela, a casca do limão. Deixe ferver 3 min. e retire do fogo.
    Passe as fatias nessa calda e deixe escorrer em uma peneira. Bata os ovos e passe nele as fatias de pão. Frite-as em óleo quente. Coloque em um pirex e polvilhe canela em pó. Leve ao fogo o vinho com o mel e o pau de canela, deixe ferver por uns 2 minutos. Regue as rabanadas com essa calda até cobrí-las. Se delicie! obs: Eu faço um pouco mais da calda de limão poruqe sempre usava a bisnaga grande."

    ResponderExcluir
  2. Gente, o gnt trouxe dez tipos de rabanada no site deles! Vale dar uma conferida também! http://gnt.globo.com/receitas/Dez-receitas-de-rabanadas-para-voce-fazer-no-Natal.shtml

    ResponderExcluir
  3. Adriana, não imaginei que existissem tantas receitas diferentes de rabanada. A que uso é essa mesma que você descreveu, a única diferença é que misturo a canela ao açucar antes de polvilhar a rabanada. Fica uma delícia.
    Vou tentar a de vinho neste Natal.
    Obrigado por atender ao pedido e compartilhar conosco a sua experiência com a receita. Pelas fotos, elas devem ter ficado uma delícia.
    Feliz Natal pra vc! E que em 2012 vc continue nos brindando com suas dicas e receitas deliciosas que enchem os nossos olhos e nos deixam com água na boca.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Henrique!
    Essa força que vocês me dão aqui é que levanta o astral todos os dias para querer continuar com esse passa-tempo literalmente delicioso!
    Boas festas para você e todos da sua família!

    ResponderExcluir
  5. Hummm, delicia!!! Di e suas receitas maravilhosas! Bjs

    ResponderExcluir