quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mousses Salgadas

Todo mundo compra patê no supermercado para comer com pãozinho de aperitivo certo? Que tal fazer sua própria mousse salgada e deixar seus convidados delirando com a maravilha do sabor e enchendo você de elogios?
Pois então, hoje estou postando aqui duas mousses salgadas que adoro e que faz muito sucesso quando resolvo servir. A primeira delas é a de atum.

O modo de fazer é muito simples, portanto não se preocupe. Basta bater no liquidificador 1 lata de atum, 2 xícaras de maionese, 1/2 xicara de azeitonas verdes picadas, 2 colheres (das de sopa) de suco de limão, 2 colheres (das de sopa) de vinagre, 2 colheres (das de sopa) de cebola ralada, 1 colher rasa (das de sopa) de açúcar, 3 folhas de gelatina incolor sem sabor e 1 vermelha também sem sabor (para quem não conhece, é diferente da gelatina em pó! é uma folha mesmo. Pode procurar que em qualquer supermercado tem). Atenção! As folhas de gelatina devem ser dissolvidas antes de ir para o liquidificador. Ferva a água e utilize o equivalente a apenas 3/4 xícara (das de café), não muito cheia, para dissolver as folhas de gelatina. Depois de bater tudo no liquidificar e ficar uma pasta homogênea, unte com azeite as formas que deseja colocar a mousse. Aí eu escolhi um potinho redondo que tinha aqui em casa. mas dá para fazer até com copos pequenos. Leve à geladeira e aguarde ficar firme. Isso deve levar cerca de 3 a 4 horas. Mas eu sugiro fazer de véspera e deixar na geladeira a noite inteira.
Desenforme e enfeite com a folhinha que encontrar à frente! Aí eu coloquei um pequenino manjericão.

Prepare belas cestas de pães. Eles agradam aos olhos e são essenciais para poder saborear as mousses.

Agora vamos à minha favorita e que, modéstia à parte, é a que faz mais sucesso. Ela é de pepino! E acreditem, todos amam! O sabor é incrivelmente refrescante. Uma delícia! Vale a pena experimentar nem que seja apenas para comprovar o que estou afirmando aqui!


E essa é ainda mais fácil!
Pegue 1 pacote de gelatina de limão (aquela em pó mesmo) e dissolva-a em 3/4 de xícara (das de chá) de água fervente. Acresça caldo de limão para completar a xícara. Jogue em uma panela e leve ao fogo. Quando indicar que irá começa ferver desligue. Deixe esfriar. Misture a essa gelatina com limão 1 colher (das de sopa) de cebola ralada e 1 lata de creme de leite sem soro. Misture bem. Acrescente 1 xícara (das de chá) de pepino cortado em rodelas finas com casca ou ralado (eu prefiro ralado). Dê uma leve batida apenas para deixar a pasta mais homogênea no liquidificador. O mesmo procedimento da outra mousse. Unte as forminhas e leve à geladeira. 3 a 4 horas depois ou uma noite após, desenforme para servir.
Vocês se lembram daquele post sobre petiscos leves que coloquei a foto de uma bandeja de petiscos. Pois então. Lá estavam as mousses. Porém, naquela ocasião eu não as fiz enformadas e apenas servi em potes de vidro. Caso vocês queiram, ficam aí também a dica dessa opção.


Sempre há um petisco bem leve, gostoso e fácil de fazer para servir aos amigos. Esse é um bom exemplo!
Bon appétit !




2 comentários: