segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Frango com aspargos

A receita de hoje é feita há longa data na casa da minha mãe. Eu adoro por dois motivos: o primeiro é porque realmente é deliciosa, e o segundo, porque é fácil de fazer e integra três ingredientes de uma forma muito harmoniosa: aspargos, frango e cenoura.
Para fazer esse prato maravilhoso, a medida para 6 pessoas pede 2 peitos de frango (com osso), 2 cenouras, 2 vidros de aspargos em conserva, um molho de salsão (eu usei salsinha), 3 gemas, 2 colheres (das de sopa) de farinha de trigo, 1 cebola, 1 limão (eu usei o siciliano, mas pode ser o comum), nós moscada, sal e, se quiser, creme de leite fresco (que eu não usei, mas na receita original ele existe e fica muito bom!).
Comece limpando o peito de frango. Isso significa retirar a pele e lavá-lo. Pique uma cebola em pequenos pedaços. Tempere os peitos de frango passando sobre eles sal e pimenta do reino (eu costumo usar a pimenta do reino em pó branca, mas use a que for de sua preferência).
Em uma panela grande, jogue 1 colher rasa (das de sopa) de manteiga e aguarde até que derreta. Jogue a cebola e aguarde que fica no ponto "ao vidro", ou seja, com o aspecto de transparência. Coloque os peitos de frango nesta panela para fazer o que chamamos "selar" ou seja, passá-lo sem dourar.

Logo após, jogue 1,5 litro de água fervendo nessa panela, acresça o salsão (ou a salsinha, como no meu caso) e as duas cenouras descascadas. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 30 minutos.
Veja que a salsinha está amarrada. Não coloque-a solta na panela, pois terá que retirá-la depois e amarrada é mais prático.
Retire os peitos de frango e corte-os em pedaços grandes. Isso será importante para que ele não desmanche quando retornar para a panela. Retire as cenouras e reserve. Jogue o caldo que está na panela no liquidificador. Desamarre a salsinha e misture-a com o caldo que será batido no liquificador. Use apenas o botão "pulsar" algumas vezes, rapidamente, apenas para pegar um pouco o gosto da salsinha no molho, mas não necessariamente misturá-la por completo ao caldo. Cuidado! Não coloque muito caldo. Você pode bater metade por vez. Como está quente, pode acontecer acidentes em sua cozinha! Encher o copo do liquidificador não é recomendável... Fará uma bagunça danada! Coe esse caldo. Retorne com ele novamente para o liquidificador e junte, agora, as 3 gemas e as 2 colheres de farinha de trigo. Bata por 1 minuto. Retorne com o caldo para a panela e deixe em fogo baixo por mais uns 20 minutos para engrossar. Jogue pequenas quantidades de sal e vá experimentando para ver se está devidamente temperado. Rale um pouco de noz moscada em cima do molho, ou, se a sua for em pó, o equivalente a meia colher (das de café). Acresça o suco de 1 limão e misture bem. Volte com os pedaços de peito de frango para a panela. Corte a cenoura em rodelas mais grossas e os aspargos, se forem compridos, ao meio. Se forem pequenos podem ser incluídos inteiros. Eu costumo retirar a pontinha dos aspargos, mas fica a critério do gosto de cada um. Jogue metade da água da conserva dos aspargos no molho.
Deixe ferver por mais uns 10 minutos. Caso deseje, despeje uma xícara (das de chá) de creme de leite fresco. Fica maravilhoso! Mas como eu queria um prato mais light, dessa vez dispensei-o.
Sirva com arroz branco e batata palha. A cenoura traz uma cor bem especial para o prato.
O sabor é muito suave. Uma refeição realmente leve que agrada a qualquer paladar.
Eu servi esse prato para uma amiga com muitas restrições alimentares e acreditem! Ela repetiu!
Aproveitem!

Bon appétit!



2 comentários:

  1. Essa eu já comi e nunca me esqueço da delícia que foi. Oba, oba, oba, agora eu tenho a receita da Dona Matilde! =)

    ResponderExcluir
  2. Essa receita é bem antiga, né, prima! Também adoro! Achei que fosse complicada, mas depois que fiz a receita vi que é muito viável! Vale a pena experimentar aí!

    ResponderExcluir