segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cordeiro

Essa receita é uma ótima notícia para quem gosta de cordeiro e tem medo de tentar fazer. Aproveitando os deliciosos pratos preparados na casa da minha mãe para o almoço de Natal, vou trazer essa semana para vocês receitas maravilhosas que não devemos deixar apenas para essa ocasião festiva. O cordeiro, o tender, a rabanada, são delícias que esquecemos durante o ano, mas que são maravilhosos para fazer em casa e receber os amigos e, até mesmo em dias comuns.
O cordeiro que apresento aqui a vocês é mais uma receita de um dos livros favoritos de culinária - Jamie Oliver. 
Uma dica super interessante que ele traz é sobre o tempo de cozimento da carne:
- Malpassado - 10 minutos para cada 450g mais 20 minutos
- Ao ponto - 13 minutos para cada 450g mais 20 minutos
- Bem passado  - 20 minutos para cada 450g mais 20 minutos
Deve-se deixar a carne descansar pelo menos 10 minutos antes de trinchar (cortar a carne em fatias).

Para uma receita de uma perna de cordeiro com cerca de 2 kg será usado 1/2 limão, um pouco de alecrim picado grosseiramente, 2 colheres de sopa de sal e pimenta do reino moída na hora a gosto. Com uma faca bem afiada, faça umas 10 incisões em ângulo no couro da perna do cordeiro até uma profundidade de aproximadamente 5 cm, enfiando o dedo em cada corte para que ele fique mais aberto. Esfregue o limão no couro e enfie o alecrim dentro dos cortes e sobre o couro. Tempere por fora com sal e pimenta-do-reino. Coloque um pouco de óleo no tabuleiro que será utilizado para assar a carne. Deixe assar à temperatura de 225°C, virando a cada 30 minutos até ficar cozida. O resultado é uma perna de cordeiro rosada, saborosa e irresistível! Podem testar sem medo! É simples e maravilhosa essa receita!
Lá em casa foi um sucesso no Natal!
Bon appétit!


3 comentários:

  1. Parabéns, Dri. Cordeiro é comigo mesmo...aproveito para dizer que quando quizer um cordeiro mamão é só falar. Procuro abater os animais com no maximo 100 dias e ofereço meia carcaça aos clientes, daí vc come paleta, filé, pernil, costela, lombo, filé mignon....estilo um leitão ao forno...sugiro temperar apenas com sal grosso ou flor de sal, pimenta do reino, e vinho branco ou vinagre....fazemos uma cama com tomate, cebola, e batata. No final essa cama será o molho preparado com a borra que sobra no tabuleiro!!! Fica fantástico!!! Feliz Natal e um ótimo ano novo. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber, Bruno! Da próxima vez vou encomendar de você! Em minha casa somos viciadas em cordeiro! Minha mãe faz sempre! É nossa carne preferida! E vamos testar a sua receita também! Claro! Será mais uma no blog! Assim que voltar de férias combinamos um almoço com o seu cordeiro! Beijos a todos de sua família!
    Dri

    ResponderExcluir
  3. otima noticia essa do Bruno! Ja quero encomendar Bruno! Assim que tiver lombo e filé me avisa que vou querer ta? cordeiro é minha paixao!
    Parabens a minha Mamita que é fera em fazer cordeiro!
    vou aprender esse molho de menta e ai vamos arrasar!
    bjos

    ResponderExcluir